Com méritos, Santa Cruz conquistou o Campeonato Brasileiro da série C
Foram disputadas 214 partidas na competição para que os torcedores do Santa Cruz pudessem soltar o grito de campeão brasileiro da Série C 2013. Por sinal, este foi o primeiro título nacional do time pernambucano em toda a sua história.
Gritaram “é campeão” os torcedores do Santa, mas outros times também comemoraram. Casos de Sampaio Corrêa, Luverdense e Villa Nova. Segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente, os clubes conquistaram o acesso à Série B de 2014.
Por outro lado, na parte de baixo da tabela, Baraúnas, Brasiliense, CRAC, Grêmio Barueri e Rio Branco terminaram a competição sem motivos para alegria. Últimos colocados na primeira fase da competição, os cinco foram rebaixados para a Série D.
Em seis meses de disputa – a competição começou no dia 1 de junho – foram marcados 514 gols. Um média de 2,4 gols por partida. Já a artilharia ficou com Assisinho, do Fortaleza, que marcou 12 gols, mas não conseguiu ajudar sua equipe na busca pela subida de divisão.
Uma situação que sempre chama a atenção na disputa da Série C do Campeonato Brasileira é a paixão e entrega das torcidas. Neste ano, quatro times mantiveram média de público acima de 10 mil pagantes por jogo. O Santa Cruz, campeão, teve média de mais de 26 mil torcedores em cada partida. Já o Sampaio Corrêa teve média de mais de 20 mil, seguido por Fortaleza, com mais de 13 mil, e Vila Nova, mais de 11 mil.
