×

Sergipe

SergipeTec incentiva empoderamento feminino através do Futuras Cientistas

O Projeto Futuras Cientistas 2026 é uma iniciativa de pesquisa e desenvolvimento em robótica, promovida pelo Governo Federal, por meio do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), e realizada no SergipeTec. O programa proporciona às participantes uma imersão técnica e prática durante o mês de janeiro, aproximando estudantes da rede pública do universo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, incentivando o empoderamento feminino.

Ao longo do projeto, as alunas vivenciam a rotina de um parque tecnológico e desenvolvem soluções inovadoras, aplicando, na prática, conhecimentos de programação, eletrônica e automação, sob a orientação do professor e instrutor do SergipeTec, Samuel Santana. Entre os projetos em desenvolvimento, destaca-se a criação de um painel solar com sensor de luz e servo motor controlado por Arduino, evidenciando a aplicação prática do conhecimento científico e tecnológico.

As estudantes participantes do projeto são Sara Rebeca Silva Santos, do Centro de Excelência Governador Augusto Franco; Maria Caroline Damazio Mato Rodrigues, do Centro de Excelência de Educação Profissional José Figueiredo; Beatriz Santos Batalha e Bruna Novais Nunes, ambas do Colégio Armindo Guaraná. Juntas, elas estão diretamente envolvidas no desenvolvimento das soluções tecnológicas, demonstrando criatividade, protagonismo e elevado potencial científico.

A estudante Sara Rebeca conta que chegou ao curso sem noção de robótica, mas, com o auxílio do professor Samuel, já até desenvolveu um projeto de semáforo com tecnologia inovadora. “Para mim é uma honra participar desse programa que incentiva meninas a entrarem nessa área de engenharia”, acrescenta.

O Projeto Futuras Cientista está sendo realizado durante todo o mês de janeiro. O professor Samuel Santana, explica que está desenvolvendo um projeto com painel solar. “Vou colocar um arduíno para ter um sensor de luz implementado com painel solar, a partir desse sistema, com o servo motor, busca luz e alimenta o painel solar”, conclui.

Sobre o Futuras Cientistas

O programa tem como um de seus principais objetivos estimular a participação de meninas nas áreas de engenharia e ciências exatas, contribuindo para a promoção da equidade de gênero e para a formação de novos talentos científicos e tecnológicos. Além de fortalecer o protagonismo feminino, o projeto impacta diretamente o ecossistema de inovação, incentivando a criatividade, o pensamento científico e o desenvolvimento tecnológico em Sergipe.

Agência Alagoas