×

Sergipe

SergipeTec apresenta benefícios para comunidades de São Cristóvão

Integrar o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) com a população de São Cristóvão, à medida que divulga os impactos sociais, econômicos e ambientais com as ações de infraestrutura que vem sendo realizadas no local e os cursos de capacitação previstos para os jovens da comunidade. Esse foi o objetivo principal do ciclo de palestras iniciado pelo SergipeTec na manhã desta quarta-feira, 29, simultaneamente, no conjunto Eduardo Gomes e sede do município. A iniciativa se estende até a próxima sexta-feira, 31, e abrange seis escolas públicas, além de associações comunitárias locais.

Acompanhado de sua equipe técnica, o presidente do SergipeTec, Marcos Wandir, esteve na Associação de Moradores do Eduardo Gomes para apresentar a nova sede do órgão – que está sendo erguida ao lado da Universidade Federal de Sergipe (UFS) – e informar sobre as ações de apoio à comunidade da região. Presidentes de associações das comunidades do Rosa Elze, Rosa Maria, Várzea Grande, Jardim Universitário I e II, Madre Paulina, Tijuquinha, Luis Alves e Eduardo Gomes atenderam ao convite e foram conhecer de perto o projeto que vem sendo realizado pela organização social, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

“Esperamos receber entre 500 a 600 pessoas nesse ciclo de palestras que está sendo realizado para jovens e pessoas da comunidade em geral, a fim de demonstrarmos os benefícios que a população está tendo com a chegada do SergipeTec e para que conheçam o que temos para oferecer a essa juventude, em termos de capacitação profissional”, disse Marcos Wandir. De acordo com ele, somente através do projeto CVT (Centro Vocacional Tecnológico), mais de 900 alunos de escolas públicas já foram capacitados com cursos técnicos profissionalizantes. “Destes, mais de 200 jovens já foram encaminhados ao mercado de trabalho”, comemorou.

Para o presidente da Associação Comunitária do conjunto Eduardo Gomes, Domingos Lima, essa tem sido a maior expectativa com a chegada do projeto na região. “Nossos jovens são muito carentes de cursos e oportunidades de emprego e com a oferta de capacitação gratuita eles só terão a ganhar, além disso, observamos que os serviços de infraestrutura que estão sendo realizados, com a obra do SergipeTec, têm contribuído bastante para modificar a realidade das comunidades do entorno”, analisou o líder comunitário.

Entre as obras sociais que vem sendo realizadas no projeto, estão o calçamento da via de acesso ao Jardim Universitário com ruas, ciclovias e piso tátil; valorização imobiliária das residências localizadas na vizinhança do SergipeTec; aumento na arrecadação e maior visibilidade do município de São Cristóvão e tratamento do esgoto da Escola Estadual Armindo Guaraná. Além disso, será disponibilizado um centro de capacitação gratuito para a população do município e acesso aos laboratórios de eletroeletrônica, física, química, biologia e informática pelos alunos das escolas públicas.

Ciclo de palestras

Paralelamente à apresentação desta quarta, na associação comunitária, o ciclo de palestras também foi realizado no Colégio Estadual Gaspar Lourenço, na sede do município, com apresentação do gestor do SergipeTec, Marcelo Dósea, e ainda na Escola Professora Normélia Araújo Melo, localizada no conjunto Lafaiete Coutinho, pela gestora de negócios Jacinta Macêdo. Na quinta-feira, às 10h, Marcos Wandir fará mais uma apresentação no Instituto Deus é Tudo, no Centro Administrativo local. No mesmo dia e horário, também serão realizadas palestras no Colégio Estadual Elísio Carmelo, 10h e 15h, com os colaboradores do SergipeTec, Marcos Felipe e Estevam Amaral, respectivamente.

O ciclo de palestras será encerrado na próxima sexta-feira, 31, com apresentações às 10 horas da gestora de negócios Jacinta Macêdo, no Colégio Estadual Hamilton Alves, e às 15 horas, na Escola Municipal Gina Franco, com Vitor Hugo Vaz.