×

Sergipe

Sergipe sedia pela terceira vez Campeonato Brasileiro de Boxe

Delegações de 15 estados estão participando

Em Aracaju, na véspera das comemorações pela independência do estado, Sergipe recebe pela terceira vez o Campeonato Brasileiro de Boxe. Os campeonatos brasileiros juvenil masculino e feminino, e feminino adulto começaram na noite de quinta-feira, no Clube do Banese.

O presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro Silva, manifestou seu agradecimento pelo apoio dado ao Boxe pelo secretário Maurício Pimentel: “É um grande prazer estar pela terceira vez em Sergipe para abrir mais um campeonato brasileiro. Agradeço ao Governo de Sergipe por acreditar no Boxe e nos dar a oportunidade de realizar mais um grande campeonato. A recepção dos sergipanos é fantástica. Que tenhamos um grande campeonato para honrar essa dedicação dos sergipanos para com o Boxe”.

Delegações de 15 estados estão participando com mais de 140 atletas nos campeonatos que serão continuados até o dia 13, terça-feira. Também está em Sergipe, acompanhando o campeonato, o técnico das estrelas do boxe, como o ex-campeão mundial Acelino Popó Freitas, e do MMA, a exemplo dos irmãos Minotauro e Minotouro, lutadores do UFC, Luiz Dórea. Deste campeonato, atletas sairão em plenas condições de ir para Londres disputar os Jogos Olímpicos e os Jogos Olímpicos da Juventude, no ano que vem.

A solenidade de abertura foi acompanhada pelo secretário de Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel e pelo subsecretário de Planejamento, Administração e Gestão, Walter Pereira Lima. Na ocasião foi feita a assinatura de um termo de cessão do espaço público de um prédio localizado no bairro Santa Maria para a Federação Sergipana de Boxe utilizar como centro de treinamento do projeto “Punhos de Ouro”, comandado pelo presidente da Fsboxe, Valter Duarte.

Valter Duarte agradeceu o apoio do Governo de Sergipe em ceder o espaço para o treinamento dos atletas: “Assim como Sergipe, conquistamos nossa independência. Fico muito feliz com a atitude do Governo do Estado e quero agradecer ao governador Marcelo Déda, ao secretário Maurício Pimentel e a todos os outros que nos ajudam a possibilitar a ampliação do trabalho do projeto Punhos de Ouro, que tanto ajuda os jovens de Aracaju a treinar o boxe. Com este novo espaço, ampliaremos nossa capacidade de absorção de alunos e isso vai ajudar a promover uma juventude mais preparada para a vida e formar novos campeões para o boxe sergipano”.

Walter Pereira, subsecretário de Administração, Planejamento e Gestão valorizou a iniciativa da federação de boxe e seu projeto “Punhos de Ouro”, que ajuda a tirar jovens das ruas e colocá-los no esporte, seguindo pelo caminho da disciplina e evitando o contato com as drogas. Destacou a decisão uníssona dos membros do governo consultados, sobre a cessão do espaço para a federação.

“Havia a necessidade da Federação Sergipana de Boxe ter sua sede própria. O presidente Valter Duarte nos entregou um documento onde justificava essa necessidade. Consultamos os secretários para avaliar o atendimento do pedido e foi uma decisão unânime fazer a concessão de um imóvel do estado, sem qualquer ônus para a federação, com o fim de promover seus projetos sociais de treinamento do boxe. Vim aqui para dizer que a Federação Sergipana de Boxe, a partir de hoje tem uma sede própria, cedida pelo Governo de Sergipe”, declarou o secretário.

Walter Pereira destacou o volume de eventos nacionais realizados em Sergipe nestes últimos anos. “Os grandes eventos do esporte estão acontecendo em Sergipe. São eventos nacionais, como o campeonato brasileiro de GRD e agora o Boxe. Ainda teremos mais campeonatos nacionais em Sergipe neste ano. Está de parabéns pelo compromisso com o esporte o secretário Maurício Pimentel”.

O secretário de Esporte e do Lazer, Maurício Pimentel mostrou contentamento em ter a realização do campeonato de boxe pela terceira vez consecutiva em Sergipe. Para ele, é importante a atuação do boxe como esporte no estado, para que seja promovida a inclusão social dos jovens que tem menos condições de acesso às práticas esportivas. A cessão do espaço para a federação de boxe aproxima mais os jovens do esporte e esse é o compromisso do Governo de Sergipe, que tem em uma de suas metas, promover e difundir a prática dos esportes por todo estado.

“Agradecemos a Confederação Brasileira de Boxe, por mais um grande campeonato realizado aqui em Sergipe. Já nos colocamos de braços abertos para realizar o próximo campeonato aqui em Sergipe. O esporte é o melhor instrumento para transformar uma sociedade. O Governo de Sergipe investe continuadamente no esporte. Agora teremos uma federação de boxe com uma sede própria. Dessa escola do boxe, muitos atletas saíram e outros sairão para brilhar em nível nacional e internacional. Estamos na era da evolução do esporte em Sergipe, e este crescimento não vai parar. Mais campeonatos nacionais virão até o fim do ano e muito mais será feito pelo Governo de Sergipe pelo esporte”.

O Campeonato Brasileiro de Boxe terá seguimento até o domingo, nas categorias Juvenil Feminino e Masculino e até terça-feira na categoria Elite Feminino Adulto. As competições acontecem a partir das 14 horas, no Clube do Banese, no bairro Coroa do Meio.