O Estado de Sergipe se destacou em todo o Brasil no envio de dados ao questionário do Censo SUAS 2010. Com prazo de encerramento no último dia 1º de outubro, apenas quatro dos 26 estados mais o Distrito Federal preencheram o questionário no prazo determinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Junto aos estados de Mato Grosso do Sul, Espírito Santos e Goiás, Sergipe realizou um diagnóstico sobre a rede de proteção social e a partir de seus resultados pode agora ampliar o recebimento de serviços pelo MDS.
O Censo SUAS 2010 pretendeu realizar um levantamento em todos os municípios brasileiros, até mesmo nas cidades que ainda não possuem Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializados de Assistência Social (Creas) respondendo, então, a quatro questionários. Neste ano, o Censo não só coletou dados sobre os Cras e Creas, mas também diagnosticou os órgãos gestores, que são as secretarias municipais e estaduais de assistência social e os conselhos municipais e estaduais da área.
O preenchimento do Censo SUAS 2010 é importante para o planejamento, acompanhamento e avaliação do Sistema Único da Assistência Social e para a consolidação da rede de proteção social no Brasil. O censo reúne informações sobre a estrutura física, os recursos humanos e atividades realizadas pelos Cras e Creas em todo o Brasil. Realizado todos os anos pelo ministério, os resultados do Censo permitem observar o que melhorou ou piorou, de um ano para outro, e estabelecer prioridades de ação, além de aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.