Sergipe recebe a partir de amanhã, dia 27, o Campeonato Brasileiro de Natação, que acontece no Parque Aquático Zé Peixe, em Aracaju. No primeiro dia, haverá a partir das 18h30, o congresso técnico de abertura, com representantes de cada delegação. Já de quinta-feira, dia 28, até o dia 1º de julho, acontecem as competições.
Segundo o gestor da pasta estadual de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, estão sendo aguardados atletas de 24 estados, totalizando 105 atletas de 13 e 14 anos, inclusive dos maiores clubes brasileiros, como Flamengo, Pinheiros, Fluminense, entre outros.
A cidade já começou a receber as primeiras delegações. Nesta terça-feira,26, chegaram delegações de estados mais distantes como Rio Grande do Sul e Amazonas.
“Mesmo com grandes competidores temos chances de subir ao pódio, com os atletas sergipanos Sara Marques e Vivian Santos, da Agitação, além de Eduardo Dantas, do Confiança”, disse Pimentel. Para ele, o campeonato, que já mobiliza os sergipanos, também servirá de referencial para nossos nadadores. “Essa é a primeira vez que Sergipe sedia um campeonato de natação desse porte. Era um sonho antigo de todos os desportistas sergipanos. Por isso, a importância do evento”.
Quem vir à Sergipe terá a oportunidade de conhecer o Parque Aquático Zé Peixe, que é considerado o terceiro melhor do País e o melhor do Nordeste. “Esse evento será muito importante para o Governo do Estado, porque teremos mídia nacional”, observou o secretário. Quem também estará presente é o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes Filho.
Para o presidente da Federação Aquática de Sergipe, Antônio Aragão, sem o apoio do Governo do Estado não seria possível realizar o campeonato. “A ajuda é integral, Porque nada nos foi negado nesse campeonato desde estrutura a logística. O secretário fez até mais do que foi pedido”, confidenciou Aragão.
Apoio
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, pintou o Parque Aquático, trocou piso, retirou vazamentos e colocou novos antiderrapantes nos blocos de partida. Além disso, toda parte elétrica foi refeita e construiu uma cabine, onde ficará o pessoal de controle de balizamento, de inscrição e de classificação de atleta. No total, foram investidos aproximadamente R$ 20 mil.
“O atleta faz o melhor dele na piscina, mas do lado de fora, as pessoas devem desenvolver bem seu trabalho e ter boa estrutura é fundamental”, observou o presidente da Federação.
Quem estará presente no campeonato é a equipe da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Todas as despesas com passagens aéreas e hospedagem também estão sendo disponibilizados pelo Governo do Estado.
Campeonato
As competições do campeonato destinado ao público infantil (13 e 14 anos) começam na quinta-feira, dia 28, às 7h30 com o aquecimento e às 8h30 iniciam as provas. Apenas na quinta-feira pela manhã serão seis competições. Até sexta-feira à tarde todas as competições são eliminatórias. No sábado, 30, e domingo, 1º de julho, as competições finais.
O campeonato contará com a presença de dois árbitros: Marcelo Falcão, de Pernambuco, e Jeferson, do Mato Grosso. “Eles são autoridades máximas do evento escolhidos pela CBDA”, explicou Antônio Aragão. Pela primeira vez o exame antidoping será realizado na categoria infantil. Os testes serão colhidos pela Drª. Sandra Soldan.