Na próxima terça feira, 04, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e em parceria com a Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica, realizará o Primeiro Encontro Estadual pelo Plano Municipal de Mata Atlântica com representantes dos 43 municípios de Sergipe. O objetivo é colaborar com a elaboração dos planos municipais, conforme determinam a Lei 11.428/2006 e a Complementar 140. O evento acontecerá no auditório da Codise, e terá a participação da Diretora Executiva da SOS Mata Atlântica- São Paulo, Márcia Hirota, além do secretário municipal de meio ambiente, Eduardo Matos.
Para a gestora do Refúgio de Vida Silvestre da Mata do Junco, Augusta Barbosa, o auge deste evento é a recuperação das reservas que estavam em estado crítico. “Sergipe assinar o acordo para zerar o desmatamento ilegal das áreas de Mata Atlântica é mais um passo para protegermos nosso bioma. Não só coibiremos essa atitude, como iremos recuperar e preservar algo que é fundamental para o nosso Estado”, disse. Augusta acrescenta que “como consta no documento, até 2018 devemos zerar o desmatamento ilegal. Esse plano de preservação vem somar e, com o apoio da SOS Mata Atlântica, teremos mais força”.
Já segundo o superintendente de Biodiversidades e Florestas, Carlos Mateus, uma atualização será feita para avalizar a real situação das áreas que possuem reservas no estado. “Temos hoje 43 municípios que possuem área de Mata Atlântica. Iremos realizar um estudo para levantar a situação destas áreas e, assim, colaborar com os municípios nos seus planejamentos. O encontro de terça é uma cooperação e cremos que assim conseguiremos alcançar nosso objetivo que, na verdade, é lei. Independente da obrigação, a secretaria entende que essas ações são fundamentais para o desenvolvimento do nosso ecossistema”, ressaltou.
