×

Sergipe

Sergipe participa de Fórum para discutir investimentos para o Nordeste

A cidade de Salvador foi palco nesta sexta-feira, 22, do Fórum Dialoga Brasil – Região Nordeste 2, uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo ampliar a participação e o diálogo entre o Governo e os conselhos de políticas públicas, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, empresariais e sindicais dos estados do Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Sergipe esteve presente no evento com a participação do assessor técnico da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Gustavo Andrade, que apresentou propostas e prioridades de investimentos, além de debater políticas públicas para serem incorporadas ao Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal para o quadriênio 2016-2019.

“As discussões para elaboração do PPA são muito significativas, pois elas subsidiam a definição dos programas, objetivos e das metas para as políticas públicas do Governo Federal, que também devem estar alinhados com os anseios dos sergipanos”, destacou Gustavo Andrade.

Sobre o evento

O Fórum contou com a participação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, do secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Gilson Bittencourt e do governador da Bahia Rui Costa.

Em seu discurso o ministro Miguel Rossetto abordou os principais programas em execução pelo Governo Federal e ressaltou que a participação popular é fundamental para a efetividade do planejamento da União. “Nossa ideia é atualizar as diretrizes para manter o crescimento e a renda crescente. Chamar as lideranças ajuda a entender as demandas e prioridades. E quanto maior a cooperação da sociedade, melhor é esse planejamento”, disse.

O governador Rui Costa, por sua vez, defendeu mais investimentos federais nos estados nordestinos, além de destacar a saúde e a segurança como áreas prioritárias para o PPA 2016-2019. Ele afirmou que deve haver um maior equilíbrio nos recursos federais observando a proporcionalidade populacional da região em relação às demais, já que 28% dos brasileiros vivem no Nordeste e a fatia da região no orçamento da União nunca passou de 12%.

As próximas cidades que vão sediar o fórum são Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia, Belém e Fortaleza.