×

Sergipe

Sergipe oferece cultura para quem quer aproveitar o feirado

Com dois municípios onde a religiosidade e história andam sempre juntas, Sergipe tem a menos de 30 quilômetros de Aracaju, as cidades de São Cristóvão, – patrimônio cultural e imemorial da humanidade e Laranjeiras, berço e depositário da cultura negra e das tradições folclóricas. São dois atrativos para quem quer viver o período da semana santa, com suas tradições e, também, aproveitar para descansar.

Além da vontade de participar das demonstrações de fé e devoção cristã, o sossego do interior sergipano é um atrativo para quem busca descanso. Já a opção para quem quer curtir a Semana Santa com festas a dica é o Saco Folia, na praia do Saco, em Estância, que fica a 68km de Aracaju.

São Cristóvão

Exemplo da tradição cristã do período colonial, o município vive a atmosfera sacra, através de suas ruas e casarios coloniais. As comemorações começaram no domingo, 29, com a procissão de ramos, e irão até domingo, com missas da ressurreição em todas as igrejas, algumas do século 16.

É, também, na quinta-feira, que é realizada a Procissão do Fogaréu, ato que representa a prisão de Jesus e atrai centenas de visitantes e devotos, para relembrar o que foi vivido por Cristo. Homens vestidos de branco carregam em suas mãos tochas de fogo, lamparinas, velas e matracas e saem pelas ruas escuras do Centro Histórico, encenando a perseguição a Jesus Cristo. Durante o percurso são relembrados os cinco principais acontecimentos da vida de Cristo: a entrada de Jesus Cristo a Jerusalém; Oração no Horto das Oliveiras; a Última Ceia, Prisão e a Ressurreição de Cristo.

Laranjeiras

Outro exemplo de vivência sacra, cultural e histórica na Semana Santa, que pode ser complementado com visitas às igrejas do Bom Jesus, localizada no alto da cidade, e a matriz Sagrado Coração de Jesus. Outras tradições históricas e folclóricas da cultura negra em Sergipe podem ser vivenciadas no município.

Aracaju

Na capital, na Orla da Atalaia, na quinta e sexta-feira, o Sermão do Monte promete atrair milhares de evangélicos a Praça de Eventos. Na Semana Santa, nos bairros Santo Antônio e Industrial, também, serão realizadas novenas, vigílias e caminhadas.