×

Cultura

Sergipe ocupa a vice-presidência do Fórum Nacional de Secretários

O secretário de Estado da Cultura de Sergipe, Irineu Fontes, foi eleito vice-presidente do Fórum Nacional de Dirigentes Estaduais de Cultura, para a gestão 2017- 2018. A eleição ocorreu durante a primeira reunião do ano, realizada no dia 16 de março, em Brasília, que também elegeu o Secretário de Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, como presidente. A próxima reunião do Fórum Nacional está marcada para maio, em Aracaju.

“É de suma importância para Sergipe, estar representado na vice-presidência do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, que é um dos principais espaços de reivindicação das políticas culturais. A conquista deste cargo, é uma prova do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Cultura”, afirmou Irineu Fontes.

Durante o evento, o Fórum também se reuniu com o Ministro da Cultura, Roberto Freire, onde foi entregue um documento que traz a agenda com temas para o fortalecimento nacional da cultura. Entre as pautas, estão propostas relacionadas à Lei Rouanet, ao fomento ao audiovisual e aos convênios entre o Minc e os Estados.

O encontro realizado em Brasília foi recepcionado pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. No primeiro dia de trabalho, o Fórum recebeu representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que apresentaram os seus projetos para a cultura brasileira.

O Fórum reúne os gestores de Estado para a articulação de experiências e o fortalecimento de políticas públicas estruturantes de forma coletiva. Criado em 1983, é uma entidade civil sem fins lucrativos, com função consultiva, opinativa e propositiva, que busca fomentar as políticas da cultura no Brasil. O Fórum é composto por 27 membros efetivos possibilitando a participação e atuação dos Estados na formulação de diretrizes básicas de uma política cultural comum, respeitando as características que lhe são próprias, no contexto da diversidade cultural brasileira.