Oferecer um ambiente de negócios simples e ágil, dando melhores condições para o cidadão sergipano empreender é uma das principais metas do governo de Sergipe, por meio da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese). E isso já é uma realidade.
Tanto que Sergipe ocupa hoje a primeira colocação entre todos os estados do País com o menor tempo para se abrir uma empresa na Junta Comercial: a média é de um dia e 12 horas, sendo que 89% dos negócios são constituídos em até três dias. Quem aponta esses dados é o Ranking de Qualidade da Redesim, produzido pela Receita Federal do Brasil.
Tendo Sergipe como quarto colocado geral, o Ranking de Qualidade da Redesim é um indicador criado para medir a evolução da qualidade da integração dos órgãos envolvidos no registro e no licenciamento de empresas no projeto Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que funciona no Estado por meio do Portal de Serviços Agiliza Sergipe (www.agiliza.se.gov.br).
Para se chegar a esses dados, a Receita Federal considera duas etapas importantes e iniciais do processo de abertura de uma empresa: a Consulta de Viabilidade de nome empresarial e endereço na Junta Comercial e Prefeitura Municipal, respectivamente; e o registro da empresa na Junta Comercial.
