Um amplo mosaico do que existe de mais relevante, dinâmico e representativo na cultura sergipana e potencialmente capaz de promover a melhoria da qualidade de vida do seu povo. É assim que se define o livro ‘Sergipe Cultura e Diversidade’, lançado pelo governador Marcelo Déda na noite dessa terça-feira, 22, na Praça São Francisco em São Cristóvão.
O ‘Sergipe: Cultura e diversidade’ objetiva registrar e divulgar para o público em geral o que mais representa e singulariza o estado de Sergipe em termos de cultura. “Essa publicação representa um dos primeiros resultados da decisão estratégica de conceber a cultura como vetor do desenvolvimento e da inclusão social. Esse livro vem para preencher uma lacuna e põe à disposição de quantos tenham interesse no tema. É um guia de alta qualidade, consistente, à altura do patrimônio pesquisado”, pontuou a secretária de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan), Lúcia Falcón.
De acordo com o assessor técnico da Seplan e gerente do Projeto Identidade, Cultura e Desenvolvimento dos Territórios Sergipanos, Marcel di Angelis, o livro é a primeira publicação dessa natureza com essa amplitude na história de Sergipe. “Esse é um trabalho inovador por não ter sido produto de um gabinete antropológico, e sim de uma construção coletiva, feita em todo o território sergipano. Espero que, com essa iniciativa pioneira do Planejamento Participativo e com as oportunidades colocadas pela Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), e pelo Ministério da Cultura, Sergipe possa avançar nesse trabalho e ocupar o seu espaço no cenário cultural brasileiro, afinal de contas, estamos falando do estado mais diverso do Brasil”, afirmou Marcel di Angelis.
O ‘Sergipe: Cultura e diversidade’ é o resultado de um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec). A obra é destinada ao público que deseja conhecer Sergipe: empresários da área economia da cultura e do turismo, assim como também, para aqueles que visitam Sergipe, e aos estudantes responsáveis pelos rumos do estado.
Além do governador Marcelo Déda, esteve presente na cerimônia o ministro da Cultura (MinC), Juca Ferreira, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Luiz Fernando de Almeida, o presidente da Fundação Nacional de Artes, Sérgio Manberti, o secretário da Cidadania Cultural do MinC, Tetê Catalão, o diretor de Planejamento e Articulação Política da Sudene, Guilherme Rebouças, entre diversos representantes do poder público estadual.