×

Sergipe

Sergipe contará com 350 novos policiais militares para reforçar segurança

Soldados se somarão aos 657 policiais militares incorporados em janeiro

Acompanhados de seus familiares, os 350 alunos do Curso de Formação de Soldados lotaram na noite da última terça-feira, 12, o Teatro Tobias Barreto, para a aula inaugural da formação. Os alunos foram aprovados no concurso público promovido pelo Governo do Estado em 2013 e convocados no dia cinco de março, durante as comemorações dos 180 anos da Polícia Militar de Sergipe. O vice-governador Belivaldo Chagas, representou o governador Jackson Barreto que se encontrava no interior inaugurando obras. Também compareceram ao evento o secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, e o comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes.

Durante a solenidade os 12 instrutores responsáveis pela formação dos 657 soldados convocados em 2014, bem como os três primeiros colocados foram homenageados. O curso tem a previsão de durar oito meses. Os alunos realizarão atividades pedagógicas e operacionais em sala de aula e em regime intensivo. Também participarão de estágio prático supervisionado de policiamento ostensivo nas ruas de Aracaju e no interior do estado, onde exercitarão técnicas e conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula.

Após a conclusão do curso os aprovados farão parte da Corporação da Polícia Militar, juntando-se aos 657 soldados incorporados em janeiro, número este que corresponde a 15% do efetivo da PM. O Curso de Formação de Soldados segue o currículo estabelecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

Boas Vindas

O vice-governador Belivaldo Chagas deu as boas vindas aos futuros soldados, destacando a importância do curso de formação para se ter profissionais capacitados para atuarem na segurança pública do estado. Ele afirmou que a polícia sergipana é uma das mais bem equipadas e remuneradas do país, graças à política do governo de reduzir a violência e garantir a segurança da sociedade.

“Este curso vai preparar vocês, homens e mulheres, a serem soldados capacitados a trabalharem nas ruas para proteger a sociedade. Vocês não estão fazendo parte apenas de um grupo de profissionais, vocês agora fazem parte de uma nova família, a família da Polícia Militar de Sergipe”, acentuou.

O coronel Maurício Iunes também deu as boas vindas aos futuros soldados, mas fez questão de alertar sobre como é singular e diferenciada a profissão que estão abraçando. “Este é um grande passo que estão dando na vida de vocês. É um novo ciclo que está começando, que é promover a segurança pública de Sergipe. Na nossa profissão, se acertamos 99% não fizemos mais que a nossa obrigação; mas se errarmos 1%, somos os responsáveis e culpados. Proteger a sociedade é uma árdua missão que exige, acima de tudo, vocação”, afirmou.

O secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado, parabenizou aos novos alunos e também aos pais e familiares que compareceram ao teatro, destacando a importância do trabalho que todos irão desempenhar na defesa da vida dos cidadãos. “Vocês estão ingressando numa instituição militar que tem como base a ordem e a disciplina para garantir a segurança da sociedade. Serão preparados para atender as necessidades da sociedade por um estado mais seguro”, destacou.

Comemoração

Os alunos e alunas do Curso de Formação de Soldados estavam entusiasmados para iniciarem as aulas nesta quarta-feira, 13, no Centro de Formação de Praças e Soldados de Sergipe. É o caso de Mateus Machado, 28 anos. Ele agradeceu ao governador Jackson Barreto por ter feito esta nova convocação, “o que demonstra a preocupação do nosso governante com a segurança pública e também com a abertura do mercado de trabalho para os jovens”.

O acadêmico em Direito, Diego dos Santos, 25 anos, está ingressando na carreira militar seguindo os passos do pai. “Tenho orgulho por estar ingressando na carreira militar. Meu pai é oficial e cresci admirando a profissão militar por conta da hierarquia, disciplina e dever de servir e proteger a sociedade”, concluiu.