×

Sergipe

Sergipe avança na implantação do currículo da educação infantil e ensino fundamental

O Currículo de Sergipe para a Educação Infantil e Ensino Fundamental é referência nacional por ter sido elaborado de forma coletiva com os municípios e com as instituições que representam o Magistério nas redes particular, estadual e municipais, com o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Graças a essa construção coletiva e democrática, o Conselho Estadual de Educação (CEE) aprovou o documento, tornando-se referência para a elaboração da base curricular das escolas de Sergipe.

O próximo passo será também a aprovação pelos conselhos de educação dos 75 municípios sergipanos, que, seguindo o princípio do Regime de Colaboração, os gestores da rede estadual de ensino e os municípios se reuniram e firmaram um pacto para a construção coletiva, havendo a adesão de todos os municípios. A meta é que, até o dia 15 de dezembro, o Currículo esteja regulamentado em todos os sistemas de ensino do Estado de Sergipe.

O secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto, avalia que a caminhada na construção coletiva do Currículo de Sergipe permitiu a participação de professores, gestores escolares, representantes dos diversos segmentos educacionais das comunidades escolares e demais interessados em contribuir com o documento curricular.

“A versão preliminar do Currículo de Sergipe foi disponibilizada para consulta pública no dia 10 de agosto, data da solenidade de apresentação do documento, até o dia 18 de setembro de 2018. Na plataforma foram computados 1.446 cadastros, que representam 83.864 acessos com contribuições individuais e coletivas, sendo 3.687 sugestões de redação para alteração dos textos introdutórios, para os objetivos de aprendizagem, inclusive com sugestões de novas habilidades”, disse.

Os interessados puderam contribuir para a construção curricular, individualmente ou em grupo, por meio da plataforma online de consulta pública e presencialmente nos oito seminários regionais realizados no mês de agosto, bem como nos Dias “C”, organizados pelas escolas, pelos municípios e pelas Diretorias Regionais de Educação (DREs), durante o período de consulta pública.

Nos oito seminários regionais realizados nos territórios sergipanos, houve participação efetiva de 1.415 educadores. Nos Dias “C” foram computados oficialmente 5.626 participantes. “Essa participação significativa é fruto do empenho de todos os atores envolvidos no processo de mobilização dos educadores e efetivação das ações de discussão coletiva em cada etapa da construção do documento”, avalia a diretora do Departamento de Educação (DED) e coordenadora Estadual do Currículo de Sergipe, Ana Lúcia Lima.