×

Sergipe

Sergipe apresenta crescimento nominal de 8,7% no setor de serviços em 2014

Análise realizada pelo secretário Saumíneo Nascimento, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), com base na recente pesquisa divulgada pelo IBGE, o Setor de Serviços em Sergipe inicia o ano de 2014 registrando um crescimento nominal de 8,7%, na comparação com igual mês do ano anterior.

Este resultado de janeiro aponta que, assim como o setor de comércio, o setor de serviços em Sergipe iniciou o ano de 2014 em processo de retomada de crescimento, pois os índices de novembro/2013 e dezembro/2013 foram inferiores com 0,6% e -3,7%.

Segundo o secretário Saumíneo Nascimento, a lógica da evolução do setor de serviços é acompanhar o desenvolvimento do setor industrial, do setor de comércio e da agricultura. “Uma nova empresa que se instala em Sergipe no setor industrial, por exemplo, vai demandar serviços de vigilância, serviços de limpeza, serviços de tecnologia da informação, vai realizar transportes de matérias-primas, vai transportar os seus produtos que forem industrializados, etc.”, esclarece.

“Então, a nossa expectativa é a de que a chegada de novas empresas, tanto no setor industrial como no setor de comércio e demais, sejam capazes de utilizar os diversos prestadores de serviços existentes no Estado de Sergipe, contribuindo para o crescimento deste importante setor da nossa economia”, sintetiza Saumíneo.

Ainda de acordo com o secretário, uma empresa instalada em 2013 do setor de serviços, já emprega quase 5 mil pessoas em Aracaju e poderá expandir-se para o interior sergipano. “Essa é nossa busca e perspectiva. Também estamos negociando a vinda de mais empresas do tipo, que possam entrar no nosso mercado sergipano, que possui uma característica microeconômica de mercado de concorrência perfeita (demandantes e ofertantes em grandes quantidades)”, revela.

O secretário Saumíneo Nascimento informa que o governador Jackson Barreto tem orientado que a Sedetec atraia mais empresas de prestação de serviços em Sergipe, nos seus diversos e variados ramos, na perspectiva de empregar os trabalhadores sergipanos. “A orientação maior é tentar levar estes empreendimentos para cidades mais carentes de oferta de emprego, desconcentrando geograficamente as oportunidades de trabalho para a sociedade sergipana”, detalha.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) tem por objetivo produzir indicadores que permitam o acompanhamento da evolução conjuntural do setor de serviços empresariais não-financeiros e de seus principais segmentos, abrangendo o conjunto de atividades como, por exemplo, serviços prestados às famílias, serviços de alojamento e alimentação, de informação e comunicação, serviços profissionais, administrativos e complementares, transportes, dentre outros.

A PMS investiga as empresas de serviços que possuam 20 ou mais Pessoas Ocupadas, cuja receita provenha, predominantemente da atividade de prestação de serviços e está sediada em território nacional.