Exatos 2 milhões e 600 mil reais estão sendo investidos em preservação de nascentes e mananciais do Estado de Sergipe. Este anúncio foi feito hoje pela manhã, 20, pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Márcio Macêdo, durante a eleição e posse de membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, realizada no município de Nossa Senhora das Dores.
Através de recursos financeiros do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, a Semarh desenvolve o Projeto Recuperando Nascentes e Municípios e recupera as 18 nascentes do Rio Poxim, do Siriri Vivo e Cajueiro dos Veados. Essa medida visa regularizar o curso de água da região, promover o equilíbrio ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais. Todo o trabalho de recuperação de nascentes e matas ciliares está sendo realizado em parceria com o Ministério Público, Sociedade Semear e Universidade Federal de Sergipe.
Durante evento foi apresentado à população local, membros do comitê e autoridades municipais, o Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba e o Projeto de Recuperação de Nascentes dos municípios, que visa dar suporte técnico de informações aos membros dos comitês de bacias. Após apresentações dos planos, o secretário Márcio Macêdo, ao lado do vice-prefeito de Dores, Gilberto dos Santos, do chefe-geral da Embrapa Sergipe, Edson Tavares, autoridades presentes e técnicos da Semarh foram conferir a instalação do Telepluviômetro, instrumento fundamental nas medidas das variáveis metrológicas do clima e volumes de água.
O aparelho foi instalado no Campo Experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros da cidade de Dores. De acordo com o secretário Márcio Macêdo, a instalação do aparelho faz parte das ações que o Governo do Estado vem realizando na área ambiental de tempo e clima. O telepluviômetro instalado foi o primeiro de 18 que foram importados dos Estados Unidos e que serão instalados em torno das Bacias Hidrográficas do Estado objetivando monitorar as questões hidrometerológicas no sentido de oferecer informações de entrada e saída de água nas bacias, assim como estudar o ciclo hidrológico da água a partir do monitoramento das chuvas, proporcionar a preservação do meio ambiente e oferecer informações para a agricultura e pesquisas nas áreas afins.
Márcio lembrou que inicialmente foram implantadas 13 Plataformas de Coleta de Dados (PCD), que é um investimento em tecnologia de ponta que garante segurança na avaliação das condições ambientais, recursos hídricos e prevenção de catástrofes provocadas pelo clima. “Agora entramos com os telepluviômetros para subsidiar as informações lançadas ao Centro de Meteorologia da Semarh, o que faz de Sergipe ser o primeiro Estado do país a oferecer, via internet, a previsão meteorológica para todos os seus 75 municípios”, explica.
O vice-prefeito de Dores, Gilberto dos Santos, comemorou as ações do governo em seu município, na área de recursos hídricos. Enfatizou que a degradação dos rios no Estado não tem sido diferente em seu município e que, por isso, considerava importante o projeto de preservação de nascentes e também da eleição de um comitê de bacias por envolver pessoas interessadas em preservar a água de boa qualidade para a região. Ele também destacou a importância do telepluviômetro que acabava de ser instalado.
Presenças
O secretário de Estado Márcio Macêdo, o prefeito Aldom Luiz e o vice-prefeito de Nossa Senhora das Dores, Aldom Luiz e Gilberto dos Santos, respectivamente; a prefeita de Cumbe, Terezinha; o presidente da Sociedade Semear Carlos Brito; o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha; o presidente do Comitê do Rio Sergipe, Edmilson Araújo; o Presidente do Rio Piauí, Luiz Carlos Souza; o presidente do Comitê do São Francisco, Luiz Fontes; o meteorologista da Semarh, Overlan Amaral; o chefe-geral da Embrapa Sergipe, Edson Tavares; o superintendente do Ibama, Manoel Resende; secretários municipais, vereadores, membros do comitê da BHRJ e demais presentes.
