×

Sergipe

Sergipanos aproveitam final de semana em espetáculos do FEST

Espetáculo Deixe-me-a-ma-la foi uma das apresentações da sexta-feira

Desde o dia 27 de março os finais de semana em Aracaju são sinônimos de teatro sergipano. Através do Fest – Festival Sergipano de Teatro – a população do Estado ganha, anualmente, quinze dias de plena atividade cultural, com foco nas artes cênicas e sempre oferecendo ao público acesso gratuito a espetáculos de qualidade. Nas três primeiras edições, a programação durava quinze dias ininterruptos, porém, este ano, buscando promover o acesso a ainda mais pessoas a produção teatral de Sergipe, a programação foi dividida em três finais de semana, ocorrendo de quinta a domingo.

Assim, dando continuidade ao evento, desde a última quinta-feira, 03, os espetáculos voltaram a encantar a população. Divididos neste final de semana pelos teatros Atheneu e Lourival Baptista, grupos da capital e do interior se consagraram, sendo mais uma vez sucesso de público e ganhando muitos elogios: na quinta com a peça ‘Minha vida, meu bolero’, de Walmir Sandes’, e na sexta com os espetáculos ‘Deixe-me-a-ma-la’ e ‘A mais forte’, dos grupos CIGARI e Cobras e Lagartos, respectivamente.

No sábado foi a vez da Companhia de Teatro Kaza da Imaginação, apresentar a montagem ‘Monólogos desagradáveis’, com texto e direção do sergipano, Raimundo Venâncio. A trama gira em torno de depoimentos de quatro mulheres que são julgadas por seus crimes: tristeza, angústia, aparência e solidão. A montagem que arrancou fortes aplausos de quem compareceu ao teatro Atheneu, estará em cartaz até mês de junho na Casa Rua da Cultura, toda sexta-feira, às 21h, através do Projeto Temporadas.

“Eventos como este Festival são uma porta aberta para o nosso teatro, pois agregam valor a cultura local e traz mais pessoas ao teatro, justamente para valorizar a arte que é produzida aqui em Sergipe”, acredita o estudante Aloísio Valois, que estava com a esposa, Manuela Valois. Eles foram pela primeira vez ao Festival este ano na noite de sábado, mas que já se programavam para ir outros dias no próximo final de semana.

A administradora Ana Cristina já estava no segundo espetáculo deste ano no Fest. Para ela, a programação não deixa a desejar e oferece a oportunidade de pessoas de todas as idades prestigiarem o teatro produzido em Sergipe. “Ontem trouxe minha sobrinha para um espetáculo de classificação livre e hoje vim com o marido, pois gosto muito de teatro e acho esse festival muito interessante. Ter espetáculos de quinta a domingo é muito bom, pois no final de semana temos mais tempo, além de ser um programa diferente”, destacou.

Não são apenas os sergipanos que comparecem e que elogiam a realização e a programação do Festival de Teatro. Turistas de várias partes do país que estão de passeio ou a trabalho no Estado, também prestigiam o Fest e saem bastante satisfeitos dos espetáculos. Este é o caso da enfermeira baiana Irisluz Farias. Ela está em Sergipe por motivos profissionais e ficou feliz em poder iniciar o sábado em meio a uma programação cultural.

“Na Bahia não tenho muito o hábito de freqüentar o teatro, mas nesta minha estadia em Sergipe tenho ido bem mais. As ofertas aqui são maiores e com este festival, em especial, torna-se mais fácil poder ver uma peça de teatro. Acredito que essa iniciativa é muito válida. Valoriza a cultura local, e por ser em finais de semana, faz as pessoas procurarem outras opções de lazer, ofertando mais opções do que as comuns, como shoppings e cinema”, frisou.