Sem permitir um único set a suas sete adversárias e com um novo recorde de aces para o torneio, a norte-americana Serena Williams dominou mais uma vez a grama de Wimbledon e atingiu neste sábado seu quatro troféu no mais tradicional torneio do tênis e o 13º em nível Grand Slam. A número 1 do mundo defendeu a conquista do ano passado ao bater a russa Vera Zvonareva, 21ª do ranking e em sua primeira grande final da carreira, por 6/3 e 6/2, em apenas 67 minutos.
Aos 28 anos, Serena conquista assim o quinto título nos últimos oito Grand Slam que disputou. Suas piores campanhas nesses dois anos foram duas quartas-de-final em Roland Garros e uma semifinal no US Open. A nova conquista em Wimbledon, que se soma às de 2002, 2003 e 2009, valeu a ela também o prêmio de recorde de 1 milhão de libras esterlinas (cerca de US$ 1,5 milhão).
“Tem sido uma grande década para a família Williams em Wimbledon e é uma honra tomar parte nisso”, afirmou Serena na véspera, referindo-se ao incrível domínio das Williams na grama londrina desde o ano 2000. A irmã Venus ganhou outros cinco troféus nesses 11 anos. “Apenas ter meu nome mencionado em Wimbledon já é fantástico”.
O saque foi de longe a grande arma da norte-americana durante a semana. Ela bateu o recorde de aces da chave feminina de Wimbledon, que era seu próprio com 72 no ano passado, e totalizou 89 desta vez incluindo os nove obtidos na final deste sábado. Sem dar muitas oportunidades a Zvonareva – primeira russa na final da competição desde 2004 -, ela obteve a primeira quebra no oitavo game do primeiro set e a partir daí dominou totalmente a partida. A diferença de bolas vencedoras foi gritante: 29 contra 9.
Serena atinge seu 37º título como profissional e se iguala no terceiro lugar entre as tenistas em atividade com a belga Kim Clijsters, mas está atrás de Venus (43) e Justine Henin (42). Em nível Grand Slam, os 13 troféus superam a marca de Billie Jean King e se torna a sexta maior da história. A recordista é Margaret Court, com 24, seguida por Steffi Graf, com 21.
Zvonareva perdeu o sexto duelo em sete realizados contra Serena, mas terá sua chance de conquistar um troféu em Wimbledon mais tarde, quando faz a final de duplas ao lado de Elena Vesnina. Ela já ganhou um Slam de duplas no US Open de 2006.