×

Maceió

Serão mobilizados 996 policiais militares nos festejos em Maceió

O Governo do Estado colocará 996 policiais militares para garantir a segurança da população durante os festejos de Natal e do Ano Novo este ano em Maceió e Região Metropolitana. A informação é do Comando de Policiamento da Capital (CPC), que apresentou nesta sexta-feira (23) o plano do policiamento e distribuição da tropa, em entrevista coletiva no Quartel-Geral da PM, no centro da capital. O comandante-geral da PM, coronel Luciano Silva, tambpem participou da entrevista.

De acordo com o comandante do CPC, coronel Gilmar Batinga, somente para os festejos do Réveillon, no dia 31 de dezembro, o efetivo a ser empregado no último dia do ano será de 107 viaturas, 30 motocicletas e 18 conjuntos de cavalaria, totalizando 852 policiais militares.

“Será feito um policiamento ostensivo a pé e motorizado em toda Maceió e no entorno, como em cidades que compõem a Região Metropolitana, como Marechal Deodoro e a Praia do Francês, Barra de São Miguel, Pilar e Paripueira”, informou Batinga. Ele destacou que para chegar a esse efetivo, vários policiais tiveram férias suspensas para este mês, assim como reforço de pessoal que atuava na área administrativa nos quartéis.

“Devemos esclarecer, porém, que o efetivo empregado no Natal é menor que no Réveillon. Isso porque o festejo natalino é uma celebração mais de família e a maioria das pessoas fica em casa, diferente da tradicional queima de fogos e dos festejos em vários pontos da capital e da Região Metropolitana, que, naturalmente, sempre exige mais atenção da Polícia Militar”, acrescentou Batinga.

Os festejos natalinos em Maceió se concentrarão na Praça da Faculdade, bairro do Prado, e na Praça Multieventos, na Pajuçara. “Nesses dois pontos, nos dias 24 e 25, estaremos com um efetivo de 144 policiais em dois turnos, que se revezarão das 20 horas às 2h da manhã e das 22h às 4h”,, explicou Batinga.

Já no Réveillon, de acordo com o planejamento da polícia, a orla marítima, onde haverá concentração popular para show pirotécnico, está dividida em cinco áreas. O setor um terá a extensão da Praia dos Sete Coqueiros até o antigo Alagoinhas.

O setor dois compreenderá do Alagoinhas até a Avenida Sandoval Arroxelas, no bairro de Ponta Verde. Já o setor três será policiado da Sandoval Arroxelas até a Avenida Amélia Rosa, no bairro de Jatiúca.

O setor quatro compreenderá da Avenida Amélia Rosa ao Corredor Vera Arruda, em Jatiúca. E finalmente o setor cinco irá do Vera Arruda ao Hotel Jatiúca, na Lagoa da Anta. “Além de todos esses setores da orla marítima, o policiamento reforçado se estenderá aos bairros do Jacintinho, Benedito Bentes e mais as cidades de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Pilar, Rio Largo e Paripueira, onde haverá queima de fogos e apresentação de bandas musicais, com reforço da Força Nacional de Segurança”, destacou o coronel.

Em todos as localidades, o policiamento a pé ou em duplas contará com patrulhas do Ronda Cidadã, policiamento motorizado e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).


Shows pirotécnicos

Ainda na entrevista no Quartel-Geral, o tenente-coronel Nilson Albuquerque, do Corpo de Bombeiros, explicou os procedimentos adotados pela instituição para aprovar os shows pirotécnicos em vários pontos da capital. “A prioridade para aprovação dos projetos foi sempre a segurança da população”, garantiu Albuquerque.

O diretor da empresa responsável pela queima de fogos, Antônio Rodrigues, informou que em todos os pontos onde haverá a tradicional queima de fogos – orla marítima, Jacintinho, Benedito Bentes e na marquise do Estádio Rei Pelé – com duração prevista de 12 a 15 minutos.

Os eventos musicais e posteriormente a queima de fogos têm o apoio do Governo de Alagoas e estão marcados para começar às 21h.