A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) é novamente destaque no cenário nacional. Com o projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco, a instituição foi uma das vencedoras do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2014, na categoria II – Práticas Exitosas.
Organizada pelo Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, a premiação tem como objetivo promover a reflexão sobre o desenvolvimento regional no Brasil. Na edição 2014, a comissão julgadora premiou oito trabalhos de cinco estados brasileiros – Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco e São Paulo -, além do Distrito Federal.
Vencedor na edição anterior com o Convênio de Fortalecimento da Cadeia da Ovinocaprinocultura, o Estado de Alagoas se consolida no âmbito de fomento ao desenvolvimento da economia em diversos setores. Por meio de atividades como a promoção dos Arranjos Produtivos Locais (APL), o Estado tem alavancado o crescimento regional e setorial com ações de inclusão produtiva, geração de renda e investimento no turismo local.
Para o autor do projeto e superintendente de Desenvolvimento Regional da Seplande, Michael Chinelato, o resultado da premiação é reflexo de um longo trabalho que vem transformando o cenário econômico e turístico do estado. “Esse é um momento de reconhecimento do nosso projeto enquanto prática de referência no desenvolvimento regional no país. Ganhar o prêmio pela segunda vez só mostra que estamos no caminho certo ao investir na economia alagoana através de diversos segmentos”, destaca.
Dividido em três categorias, o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional contempla teses acadêmicas de doutorado, dissertações de mestrado, experiências exitosas e projetos inovadores que contribuam para o aprofundamento dos estudos na área e para a implementação de ações comprometidas com a redução das desigualdades regionais.
Projeto de Dinamização – Iniciadas em novembro de 2011, as atividades do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco visa melhorar o nível de receita das comunidades da região, através do fomento ao turismo sustentável enquanto ferramenta de desenvolvimento econômico.
Entre as iniciativas que trouxeram mudanças no cenário local destacam-se as capacitações e rodadas de negócio, que juntas conseguiram promover, dentre outros ganhos, o aumento da comercialização, a geração de emprego nas cidades atendidas pelo APL e o incremento de renda.
O projeto é executado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), em parceria com o Governo do Estado, através da Seplande e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). A iniciativa é subsidiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).