×

Alagoas

Seplande realiza primeira oficina regional do PPA

A primeira oficina do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2012-2015, coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), será realizada nesta quinta-feira (2), às 8h, em Maceió, na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT). Na ocasião, também será lançada a cartilha do PPA Participativo de Alagoas, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da contribuição da sociedade na construção do PPA.

Mais de 100 representantes de diversos segmentos da sociedade – como líderes de associações, cooperativas, ONGs e instituições de ensino – irão participar da oficina, que será conduzida por um profissional especializado em mediar debates. Na ocasião, os participantes irão indicar as principais necessidades da região, bem como os programas e ações que podem superar essas demandas.

Após o levantamento das sugestões discutidas na oficina, a equipe da área de planejamento da Seplande e as demais setoriais do Estado irão analisar a relevância das propostas, que podem ser incluídas no PPA 2012-2015. “O Plano Plurianual estabelece as prioridades do Governo, as ações que não podem deixar de ser feitas nos próximos quatro anos. Para isso, precisamos ouvir as necessidades da sociedade como um todo”, explica o secretário-adjunto do Planejamento e do Orçamento, José Cândido do Nascimento.

Além de Maceió, serão realizadas mais seis oficinas no interior do estado. No próximo dia 7, serão contempladas as regiões Norte, Agreste e Sertão Alagoano, já no dia 9 as oficinas irão acontecer nas regiões Sul, da Bacia Leiteira e dos Vales da Paraíba e Mundaú.

Cartilha

Para conscientizar a sociedade sobre a importância do PPA como um instrumento do planejamento, que garante uma melhor aplicação dos recursos públicos, a Seplande lança a cartilha do PPA Participativo 2012-2015 nesta quinta-feira. O material será distribuído durante a realização das sete oficinas regionais.

Além da cartilha do PPA, a Secretaria lançará, no mês de julho, uma história em quadrinhos intitulada Sophia, que visa disseminar o conhecimento sobre o orçamento público. “Buscamos, através desses materiais, possibilitar uma maior comunicação entre o Governo e a sociedade. Com uma linguagem simples, a cartilha do PPA irá facilitar o entendimento da sociedade a respeito do ciclo orçamentário”, destaca a superintendente de Planejamento e Finanças Públicas, Brígida Renê.