Resultado da parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), artesãos alagoanos participarão da 12ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que será realizada entre os dias 1 e 10 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Considerada a maior feira do segmento da América Latina, a Fenearte espera atrair um público de 270 mil pessoas no decorrer de seus dez dias. Com mais de 5 mil expositores e investimento de R$ 3,5 milhões, a estimativa é de que o evento movimente R$ 28 milhões em negócios.
Através do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), sediado em Alagoas na Seplande, os artesãos devidamente cadastrados poderão disponibilizar seus produtos para exposição e comercialização em estandes oferecidos pelo PAB/Mdic. Divididos entre autônomos e participantes de associações, estima-se que 1.285 profissionais, distribuídos entre o interior e capital do Estado, sejam beneficiados.
A gerente de Design e Artesanato da Seplande, Aparecida Barros, ressalta a importância da seleção de produtos tipicamente alagoanos, como a renda de filé, fibra de oricuri e cerâmica. “O motivo da nossa intervenção nessa ação do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape) é valorizar e difundir a riqueza cultural de Alagoas, mostrar o potencial criativo dos artesãos da nossa terra, além de estimular também o crescimento financeiro deles”, afirma.
Ações