×

Alagoas

Sepaz participa de Congresso Internacional do Amor Exigente

Parceiro do programa Acolhe Alagoas no auxílio aos dependentes químicos em recuperação e seus parentes, o grupo de auto e mútua ajuda Amor Exigente está realizando em Maceió o XI Congresso Internacional de Amor-Exigente. Com o tema “Um caminho com qualidade de vida”, o encontro, que vai até o próximo domingo (18), realizou a solenidade de abertura na noite dessa quinta-feira (15), no Centro de Convenções. O secretário de Estado de Promoção da Paz, Jardel Aderico, representou o governador Teotonio Vilela.

O evento reúne cerca de 1600 pessoas de todo o Brasil, Argentina e Uruguai para discutir junto a especialistas, juristas, representantes do poder público, voluntários e familiares usuários questões acerca da dependência química e do relacionamento sociofamiliar, sob diversas perspectivas teóricas e práticas.

O secretário Jardel Aderico destacou que o evento favorece a troca de experiências e compartilhamento de informações com a sociedade. “O Governo de Alagoas fez a opção de investir em todos os equipamentos de saúde e assistência social e o governo federal tem sido um parceiro com o plano Crack é Possível Vencer”, ressaltou. Segundo ele, a experiência exitosa de Alagoas, tem repercutido positivamente em outros estados, pela opção de acolher as pessoas.

“O Amor Exigente faz parte dessa política pública, porque também compõe o redesenho dessa estrutura da rede de acolhimento, na atenção às famílias”, reforçou Aderico. Entre os palestrantes, estão o psiquiatra Ronaldo Laranjeira; padre Haroldo Rahm, criador do Amor Exigente e da comunidade terapêutica Instituição Padre Haroldo; Carlos Alberto Ribaldo (presidente da Federação Amor Exigente); Tom Brown, diretor do Departamento de Justiça Criminal dos Estados Unidos; e Mário Sérgio Sobrinho, coordenador de Política sobre Drogas do Estado de São Paulo.

“A experiência já mostrou que trabalhos isolados não dão resultados. Instituições, governos e a sociedade civil são artífices de ações de prevenção, acolhimento e recuperação de dependentes químicos”, disse Mário Sérgio, que atua no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), em São Paulo.

Também presente na solenidade de abertura, o deputado federal Givaldo Carimbão, relator da Comissão de Políticas sobre Drogas da Câmara dos Deputados, contou que foi a Instituição Padre Haroldo e o Amor Exigente, criados há 30 anos, que inspiraram o trabalho com dependentes químicos.

O XI Congresso de Amor Exigente acontece até o próximo domingo (18), no Centro de Convenções, e conta com um stand do Acolhe Alagoas, com a equipe da Superintendência de Políticas sobre Drogas e os Anjos da Paz,tirando dúvidas de congressistas e visitantes.

Visita ao Centro de Acolhimento

Antes da abertura do evento, o presidente da Federação Amor Exigente, Carlos Alberto Ribaldo, e alguns palestrantes estiveram no Centro de Acolhimento para Dependentes Químicos, para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento do Acolhe Alagoas.

“Nós, como Amor Exigente, estamos nos disponibilizamos para todos os órgãos públicos para fazer o que precisa ser feito, principalmente na atenção com a família. Vendo o trabalho maravilhoso que vocês estão fazendo na Secretaria da Paz, percebemos que podemos fortalecer mais esse vínculo”, disse Carlos Alberto.

Também presente na visita, ao lado do promotor de São José dos Campos, Fábio Lima, o coordenador de Políticas sobre Drogas de São Paulo, Mário Sérgio Sobrinho, falou das similaridades entre o Acolhe Alagoas e o programa paulista, que possui 94% de internações voluntárias.

“O Cratod, embora tenha se preparado para atender internações involuntárias e compulsórias, o maior número é de internações voluntárias, assim como acontece em Alagoas”.