A praça onde ficará a Casa de Direitos, no Mirante do Jacintinho, vai ser revitalizada. O assunto foi discutido pelo secretário de Estado da Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior, e representantes da Prefeitura de Maceió, durante reunião nesta terça-feira.
A Casa de Direitos funcionará na perspectiva de um núcleo de Justiça Comunitária, cujo carro chefe será a mediação de conflitos realizada por pessoas do próprio bairro, que serão treinadas como mediadores. “É uma forma de trabalhar a prevenção da violência, ao permitir que aquele conflito entre vizinhos ou conhecidos não aconteça, ou evolua para algo pior”, disse o secretário Adalberon Sá.
Além da Casa – que é uma ação da Sepaz, em parceria com a Prefeitura de Maceió, Caixa Econômica Federal e Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ), do Ministério da Justiça -, na praça estão sendo instaladas quadra de esportes, academia de saúde, espaço para prática da capoeira, uma base para a Guarda Comunitária e outra para a Polícia Militar.
De acordo com a secretária executiva do prefeito Rui Palmeira, Adriana Toledo, que coordenou a reunião, a praça também vai receber toda a estrutura necessária de acessibilidade, jardinagem e iluminação. “Queremos que aquela área atenda aos interesses da comunidade, tendo em vista que os próprios moradores deram sugestões do que eles precisavam lá”, informou a gestora.
A reunião contou também com representantes das secretarias municipais de Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente, Esportes, Segurança Comunitária e Iluminação.
