×

Maceió

Sepaz diploma servidores do Neas após curso de capacitação

Numa cerimônia marcada por muita emoção e aspiração de realizações profissionais, a Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), diplomou na tarde da ultima sexta-feira (14), oitenta servidores do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo (Neas), que realizaram curso de capacitação profissional em Ciência do Comportamento Humano.

Presidida pelo pró-reitor de extensão universitária, professor Eduardo Lira, a cerimônia lembrou em diversos momentos a necessidade da parceria contínua entre Sepaz e Ufal. “O papel da Universidade é estabelecer relação com os diversos segmentos sociais. A parceria Sepaz/Ufal é cheia de possibilidades reais e concretas, e uma articulação cada vez mais próximas, principalmente no âmbito da segurança publica, que é uma construção que todos nós temos de nos engajar. A Universidade tem o compromisso social de formar profissionais comprometidos com o social, com o político, agentes de transformação social que atuam através das formações continuas”, disse Eduardo Lira.

O curso foi ministrado pelo Núcleo de Estudos da Violência em Alagoas (Nevial), por meio do professor doutor em Ciência da Educação, Anderson de Alencar Menezes, entre dezembro de 2012 e maio de 2013. A professora Ruth Vasconcelos, coordenadora do grupo, destacou a importância da capacitação dos técnicos que lidam com os jovens em conflito com a lei.

“Este é um momento de conquistas não só no âmbito pessoal, mas também para o Estado na parte educacional, porque os jovens em conflitos com a lei terão contato com profissionais qualificados, que os acolherão de uma forma transformadora. Parabenizo a iniciativa da Sepaz de promover parcerias e desenvolver cursos como estes, pois é muito difícil educar, e a Sepaz produz educadores para lidar com esses jovens que necessitam de amor e carinho, ao invés da dor tão conhecida deles na marginalização social”, defendeu Ruth.

Pela Sepaz, o superintendente de Proteção e Garantia da Medida Socioeducativa, Glauber Melo, diz já ser possível ver os resultados do curso nas formas de tratamento e abordagem aos socioeducandos. “A iniciativa é excepcional porque é a primeira vez que há um investimento interno e mais aprofundado no funcionário, buscando formar um perfil correto para o trabalho. O resultado da primeira turma foi muito bom e esperamos resultados ainda melhores nas próximas turmas”, disse.

“Durante o curso nós ouvimos muito, aprendemos muito e agora chegou a hora de colocarmos em prática tudo que aprendemos, pois toda transformação começa a partir das ações individuais e é por isso que precisamos transformar a realidade, colocando em prática tudo o que aprendemos”, disse a diretora pedagógica do Neas e aluna do curso de capacitação profissional, Cássia Moreno.

O curso de capacitação em Ciência do Comportamento Humano foi incorporado à Pró-reitoria de Extensão Universitária. A segunda turma terá início no dia 1º de julho próximo, e já se estuda a possibilidade da ampliação do curso as demais superintendências, bem como, a oferta de novos cursos de capacitação dos servidores da Sepaz.