×

Negócios/Economia

Senar-AL capacita agricultores de Igreja Nova com programa ‘Negócio Certo Rural’

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional de Alagoas (Senar – Ar/AL) realizou no assentamento São João Batista, no povoado Jenipapo, município de Igreja Nova, a mais uma etapa do Negócio Certo Rural, programa que tem como objetivo o empreendedorismo e o fortalecimento da agropecuária direcionada principalmente ao pequeno produtor.

As terras irregularidade do assentamento São João Batista causava grandes problemas para os agricultores que queriam iniciar uma nova plantação, a pouca experiência na parte técnica fazia com que a grande maioria dedicasse ao cultivo de capim e a criação de animal. Com o “Negócio Certo Rural” a realidade dos pequenos produtores ganhou rumos diferentes, através da análise no terreno e o cálculo de investimentos e lucros, o programa gera a oportunidade de expansão de renda e de conhecimento.

De acordo com José dos Santos, secretário de Políticas Agrícolas do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Igreja Nova, a parceria firmada entre o Senar-AL , Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas de Alagoas (Sebrae-AL) e a Federação do Trabalhadores e Trabalhadoras na agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) possibilitou a cerca de 30 famílias assentadas conhecer fórmulas de aprimorar os recursos e coordenar seus investimentos.

“A nossa geração de renda era resumida. Tínhamos medo de investir em outras plantações, até mesmo porque não sabíamos se o terreno era fértil ou determinado para o plantio. Tudo era feito a escuras. Com esse programa, a realidade está mudando e os produtores já conseguem escolher a melhor forma de investir. O nosso conhecimento prático aliado a técnica do Senar-AL faz com que novos caminhos se abram”, frisou José Santos.

Inserir novas práticas dentro determinada localidade não é uma tarefa fácil, e o Senar consegue levar a diversas comunidades conhecimentos técnico, onde aulas ocorrem de forma dinâmica, facilitando o aprendizado de jovens e adultos. Com material didático, instrutores, e alimentação para os estudantes, o Senar estimula a capacitação do profissional agrícola, que busca a cada dia aprimorar seus conhecimentos, tornando-se capazes de gerir seus investimentos.

Para a instrutora Cléa Tavares participar dessa evolução é gratificante, mesmo com todas as dificuldades os alunos participam, colocam suas ideias e debate as dúvidas. “É admirável o interesse deles e força de vontade. A dedicação em apreender ajuda na hora de colocar em prática os conhecimentos, noto isso quando eles trazem as experiências para dentro da sala de aula, criando um ambiente propício para várias discussões”, elogiou a instrutora.

“Antes do Programa Negócio Certo Rural, investi em uma plantação de abacaxi. Porém, minha terra não é favorável para esse tipo de cultivo, acabei perdendo tudo e ficando no prejuízo. Agora, já consigo ver onde errei. Sei que tenho que analisar todas as possibilidades antes de investir em uma nova plantação. Esse programa veio na hora certa”, comentou o agricultor Manoel Reis de Azevedo.