×

Maceió

Senai/AL passa a inspecionar veículos de cargas perigosas

O Núcleo Automotivo de Inspeção Veicular (Naiv) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) ampliou o escopo de serviços e agora também oferece a inspeção do sistema rodante dos veículos que transportam cargas perigosas. Após obter a acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o Naiv tornou-se Organismo de Inspeção Veicular Acreditado (Oiva).

“Toda a equipe técnica está de parabéns por mais esta conquista”, destacou o diretor das Unidades Operacionais do Senai/AL, Marcelo de Carvalho. O coordenador de Qualidade do Núcleo, Wilton Barbosa, explica que, para conseguir a acreditação do Inmetro, o Senai/AL investiu no treinamento dos colaboradores, adquiriu novas ferramentas de trabalho e promoveu uma revisão no sistema de gestão da unidade. “Com isso, a gente amplia a gama de serviços e a carteira de clientes”, comemorou.

E graças ao uso tecnologia, o Naiv facilita a vida dos clientes, que não precisam ir ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para adquirir o Certificado de Segurança Veicular (CSV). O documento é emitido online, quinze minutos após a inspeção do Senai – que dura em média 50 minutos. Munido do CSV, o motorista já pode ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) com o objetivo de obter o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).

Naiv – O Núcleo Automotivo de Inspeção Veicular funciona nas dependências do Centro de Formação Profissional (CFP) Gustavo Paiva, unidade do Senai/AL localizada na Rua Pedro Américo, n°. 18, bairro do Poço, e oferece uma série de serviços na área automotiva com a qualidade Senai e a acreditação do Inmetro.

Entre os serviços realizados na unidade destaca-se a inspeção em veículos automotores que possuem kit para uso do gás natural veicular, no qual o Núcleo tornou-se uma referência no Estado. Recentemente, após passar pelo processo de reacreditação do Inmetro, o Naiv obteve outra conquista: a habilitação para continuar prestando serviços até 2014.