×

Maceió

Senai/AL e parceiros constroem fábrica-escola para produtores de leite familiares

Em continuidade ao Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais, foi realizada, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, uma reunião com o objetivo dar continuidade ao levantamento da documentação necessária para a liberação do Selo de Inspeção Federal da Unidade Central de Processamento de Leite (Fábrica-Escola Pro Paz Leite II), que está sendo construída no município alagoano de Belo Monte.

Na oportunidade, estavam presentes representantes do Núcleo de Tecnologia de Alimentos (NTA) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da prefeitura de Belo Monte, da Cooperativa de Produtores de Belo Monte e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

“A iniciativa beneficiará produtores de leite familiares de 10 municípios alagoanos. Especialistas da equipe do NTA do Senai/AL realizarão capacitações com as comunidades leiteiras para que esses aprendam, com orientações técnicas, a realizar o controle de qualidade do leite até o momento do seu processamento na unidade central”, explicou Israel Moura, consultor de empresas do Núcleo.

A Fábrica-Escola tem como objetivo ser um centro de capacitação e geração de tecnologia para os agricultores familiares da Bacia Leiteira do Estado de Alagoas, em conformidade com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), possibilitando a comercialização e acesso ao mercado de forma competitiva.

O Senai/AL realizará a capacitação, a assessoria técnica e o acompanhamento para a implantação e funcionamento Fábrica-Escola.