O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) promove, nos dias 30 e 31 de outubro, mais uma edição do Seminário para Produtores de Leite e Derivados (Proleite). O evento acontece durante a 62ª Expoagro, no Parque de Exposições José da Silva Nogueira (Pecuária), em Maceió.
O seminário é um dos espaços mais importantes de discussão sobre tecnologia, manejo e políticas públicas para o setor produtivo do leite em Alagoas. O Proleite é o único evento no Estado, realizado anualmente, que trata da temática. O objetivo é fornecer informações para auxiliar laticinistas, produtores rurais, estudantes e profissionais da área.
Na manhã da quarta-feira (30) ocorreu a abertura oficial do evento. A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades, dentre eles representantes de instituições publicas e privadas parceiras do setor produtivo. “Um evento que chega a sua 16ª edição já está consolidado. O Proleite é muito esperado por produtores e laticinistas, pelo conhecimento que é transmitido através das palestras com temas sempre e que acrescentam bastante ao público participante. Além do congraçamento entre os setores parceiros do setor produtivo local”, destacou o Diretor Regional do Senai/AL, que representou o presidente de Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, na oportunidade.
O primeiro dia do evento é considerado o Dia do Produtor, com palestras que terão os temas “Estratégias para o sucesso na produção de leite”, “Benefícios da implantação do sistema de ordenha em propriedades leiteiras”, “Importância do planejamento da atividade rural”, “Genética – Prenhezes de animais”, “Produção de Leite em semiárido: É possível? É viável?” e “Sistema de produção de leite em pastagens irrigadas”.
Já o segundo dia, 31, chamado de Dia do Laticinista, traz para o público participante os debates “Competitividade na cadeia produtiva do leite; desafios para o produtor e para a indústria Brasileira”, “Processo de regularização dos laticínios em Alagoas”, “Comercialização para a indústria de laticínios”, “Como gerenciar um laticínio”, “Tecnologia de Fabricação de Bebida Láctea”; e “Fraudes no leite: novas metodologias de controle”.
No final do segundo dia, ocorreu o julgamento do 9° Concurso de Produtos Lácteos – dezenas de laticínios de todo o Estado estão concorrendo. A divulgação do resultado do concurso e a premiação acontecem na sexta-feira, 1º de novembro.
O evento conta ainda com a Praça do Leite, espaço que tem um design diferenciado, onde os laticinistas estão expondo aos visitantes os seus produtos. No local também foi instalado um stand do Senai, onde alunos do curso de Panificação e Confeitaria – que participarão da Olimpíada do Conhecimento – estão expondo as suas habilidades.
São parceiros do evento Sindleite, Sileal, ACA,CPLA, Faeal, Seagri,Sebrae e Ministério da Agricultura.
