Estudantes das unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas participam, até a próxima sexta-feira, dia 14, da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, em 23 ocupações profissionais, como Tecnologia da Informação, Mecânica de Refrigeração, Instalação Hidráulica e a Gás, Caldeiraria, Construção em Alvenaria, entre outras.
Turmas dos cursos de Enfermagem, Panificação e Cabeleireiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também participam da seletiva para a maior competição de educação profissional do País, que acontecerá de 1º a 7 de setembro de 2014, em Belo Horizonte-MG. No total, a Olimpíada estadual envolve 120 pessoas, sendo 35 estudantes, além das equipes de apoio, técnica e psicopedagógica.
O Senai/AL montou uma estrutura no Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva (CFP-GP), no bairro do Poço, semelhante à que os estudantes encontrarão no evento nacional. A ideia é que eles vivenciem o ambiente que vão encontrar na competição. “Nós também avaliamos o perfil do estudante, se ele é dedicado e realmente quer participar da Olimpíada, não adianta apenas ter pontuação”, explica o chefe de equipe Genivaldo Rodrigues de Morais Neto.
Ele disse que, para isso, o Senai possui uma equipe psicopedagógica que promove a integração dos competidores, pois os jovens sofrem grande pressão durante a Olimpíada. Neto afirmou ainda que a instituição tem agregado novos talentos com o investimento que realiza na qualidade da preparação de seus alunos. “O Senai está crescendo em Alagoas e tem aproveitado muita gente em seus quadros”, destacou.
Um desses novos talentos é Joel Domingos, 23 anos. Ele foi ouro na ocupação Instrumentação, na Olimpíada do Conhecimento 2008, e hoje é instrutor do Senai/AL. Como medalhista, Joel destaca importância da realização do simulado. “Aqui, os estudantes podem sentir o clima da competição”, ressalta.
Entre os jovens competidores, Natália Menezes, 18 anos, quer representar Alagoas, em 2014, na ocupação Segurança no Trabalho. Ela estudou na Escola Sesi/Senai Ebep e já eliminou quatro competidores na prova seletiva. A expectativa é positiva, mas Natália não vai descuidar da preparação. “Eu sei que vou ter que melhorar e me dedicar muito para ganhar uma medalha”, adianta.
O Senai Alagoas também prepara pessoas com deficiência para a etapa nacional Olimpíada do Conhecimento, nos cursos de Tecnologia da Moda (surdos), Panificação (síndrome de down), Automotiva (cadeirantes) e TI – Solução em Softwares (cegos). É o caso de Douglas Rodrigo, 25 anos, cego, que está se esforçando para tirar as melhores notas. “Para mim, esta olimpíada é uma oportunidade de evoluir cada vez mais. Com o que estou aprendendo aqui, pretendo abrir novas portas”, afirmou.
Já Bruno Felipe, de 19 anos, acredita que participar de uma Olimpíada do Conhecimento e se destacar é uma forma de ter grandes oportunidades no mercado de trabalho. Ele disputa uma vaga na ocupação Instrumentação Industrial e pretende, no futuro, cursar a faculdade de Engenharia Mecatrônica. O resultado da seletiva será divulgado na próxima sexta-feira, em solenidade no CFP-GP.
