×

Maceió

Senai prepara pessoas com deficiência para a Olimpíada do Conhecimento

Mais quatro novas ocupações farão parte da Olimpíada do Conhecimento em 2012. Mecânica de Automóveis para Cadeirante, Costura Industrial para Surdos, Panificação para Pessoas com Síndrome de Down e Tecnologia da Informação (Informática) para Cegos.

“É a primeira vez na história da Olimpíada do Conhecimento que teremos a participação de Pessoas Com Deficiência. Nós, que fazemos parte do Senai e que somos coresponsáveis pelo sucesso deste evento grandioso que é a OC, estamos muito felizes com a participação desses novos competidores, pois entendemos que uma deficiência não é motivo para exclusão desta clientela neste tipo de evento e sim oportunidade de aprendizado e crescimento profissional e pessoal de todas as pessoas que participam desta competição”, destaca a coordenadora do Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai) de Alagoas e delegada técnica da Olimpíada, Nívia Maria Carvalho de Andrade.

A coordenadora explica ainda que Alagoas terá representantes nas quatro ocupações. “Os alunos já estão sendo treinados e posteriormente será feita a seleção. Tenho certeza de que seremos muito bem representados, nossos competidores e treinadores estão de parabéns pelo esforço e dedicação”.

Dos quatro treinadores do Senai Alagoas para estas novas ocupações da OC dois foram escolhidos como avaliadores líderes da etapa nacional: na Panificação para Pessoas com Síndrome de Down será Wagner de Mendonça Amorim, campeão da OC nacional em 2010 e vencedor de vários prêmios internacionais; e em Tecnologia da Informação para Cegos será Flávio Santos da Silva, medalha de prata também na OC nacional em 2010. Para as ocupações de Mecânica de Automóveis para Cadeirante e Costura Industrial para Surdos os treinadores são: Dilson Medeiros Rodrigues e Luciano Jorge da Silva, respectivamente, que também serão avaliadores na etapa nacional da olimpíada.

A Olimpíada do Conhecimento é uma das principais vitrines profissionais do País, pois expõe o talento de jovens estudantes, incentiva o desenvolvimento de competências e ensina os alunos a superar desafios, aproximando-os da realidade do mercado de trabalho e do ambiente industrial. Em 2012, as competições serão realizadas no Anhembi, em São Paulo, no período de 8 a 10 de novembro.

Proporcionando uma educação profissional comprometida com a diversidade, preservando a qualidade dos seus serviços, o Senai desenvolve o Programa de Ações Inclusivas (PSAI), que facilita o acesso de pessoas com necessidades especiais aos seus cursos e ao mercado de trabalho expandindo assim o atendimento a todos e a todas.