Alagoas já escolheu os projetos que representarão o Estado na etapa nacional do Inova Senai, iniciativa que incentiva e premia alunos e docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial que desenvolvem produtos e processos inovadores. O evento nacional acontecerá paralelamente à Olimpíada do Conhecimento, em novembro de 2012, na capital paulista. Os vencedores estaduais foram anunciados no último sábado (15), na solenidade de encerramento do Senai Casa Aberta.
Na categoria “Processo Inovador”, o prêmio foi para a “Microunidade de bombeamento e separação trifásica de petróleo onshore”, desenvolvido por Marcelo de Souza Carvalho, Ademir Aiton de Oliveira e Luiz Carlos Alves da Silva. Trata-se de uma unidade didática, que visa a prestar serviço técnico e tecnológico à indústria petrolífera de exploração onshore, viabilizando capacitações e estimulando a inovação por meio de uma solução acessível, de fácil mobilidade e operabilidade.
Já o primeiro lugar na categoria “Produto Inovador” ficou com o projeto “Dispositivo para dar partida e desligar motor automotivo a combustão, considerando o nível de carga da bateria a fim de carregá-la”. É um dispositivo eletrônico destinado a pessoas que utilizam, em seus veículos, equipamentos de som de alta potência, que consomem em excesso a energia elétrica da bateria.
O circuito executa as ações de ligar e desligar o motor à combustão, para recarregar a bateria automaticamente, sem interferência humana, em qualquer veículo automotor que utiliza energia elétrica para dar partida. Por isso, o carro utilizado para demonstrar o produto foi apelidado de “Gasparzinho”. Como a chave precisa ficar na ignição, os desenvolvedores André Luiz, Hugo Barbosa, José Walter e Manoel Cristiano acrescentaram um dispositivo de segurança ao projeto.
“O carro só sai do lugar depois que o dono digitar uma senha, não há risco de outra pessoa sair com o veículo”, explica André Luiz. Nesta categoria, dois produtos alimentícios também se destacaram. O terceiro lugar foi para o “Iogurte de banana caramelada”, elaborado por Bruno Lourenço, Janaína Cristina e Marcos Peixoto. O segundo projeto mais bem avaliado foi o “Sorvete funcional”, produzido à base de pasta de linhaça, coco e banana, com propriedades nutritivas e um sabor agradável. Os desenvolvedores são Angela Matilde, José Ricardo, Lívia Mariana e Esterllanny Silva.
O assessor de Tecnologia do Senai/Alagoas, Fabrício Colombo, destacou o papel da instituição na disseminação da cultura inovadora em nosso Estado. “Este ano, em Alagoas, abrimos a oportunidade para que, além dos alunos e colaboradores do Senai, colaboradores da indústria dessem sua colaboração ao Inova, demonstrando a sua capacidade inovadora e criativa”, explicou.