A unidade de ensino pro fissionalizante do Senai em Coruripe deverá ser inaugurada em setembro. O anúncio do investimento da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) no município litorâneo foi divulgado durante a visita do industrial José Carlos Lyra ao local. Acompanhado do prefeito de Coruripe Marx Beltrão, os dois estiveram no local que deverá atender à demanda por mão-de-obra da região que possui três unidades sucroalcooleiras e em breve terá um estaleiro e dois novos hotéis.
As aulas serão iniciadas no mês de agosto num prédio localizado no centro da cidade, cedido pela Secretaria Municipal de Educação. De acordo com o diretor regional do Senai, Marben Montenegro, 32 alunos vão iniciar os cursos, sendo 16 de Eletromecânica e 16 de Logística, da usina Paisa Penedo Agro Industrial S/A.
“Com o apoio da administração municipal, vamos promover cursos para atender às demandas do setor produtivo da região e das cidades vizinhas. O espaço está adequado para receber o investimento do Senai na ordem de dois milhões de reais em equipamentos. A previsão por semestre é de 500 alunos qualificados”, explicou José Carlos Lyra.
De acordo com a assessoria da prefeitura de Coruripe, houve a autorização para cessão de uso de prédio público para o Senai, através de comodato por 10 anos, adaptação da sede orçada em R$ 780 mil, na rua das Vassouras, que tem quatro mil metros quadrados, com recursos próprios.
“A área está apropriada para receber os equipamentos e aulas práticas. Coruripe é um município geograficamente privilegiado e estamos recebendo muitos empreendimentos. Cabe a cada pessoa procurar a sua área de especialidade para entrar no mercado de trabalho”, disse o prefeito Marx Beltrão.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Desenvolvimento, José Edson dos Santos, informou que a seleção para os funcionários da nova unidade já está sendo realizada na sede da Secretaria. Os cursos são gratuitos e pagos, com média de dois anos por curso mais estágio.
Previsão de Cursos
Área de construção civil – pedreiro, carpinteiro, armador de ferragem, aplicador de revestimento cerâmico, instalador hidrosanitário, pintor, entre outros.
Área de solda – soldador em geral, MIG/MAG, TIG, eletrodo revestido, calderaria, entre outros.
Área metal mecânica – manutenção industrial e básica, manutenção de bombas, noções de pneumática, metrologia dimensional, hidráulica básica, entre outros.
Área de eletricidade – eletricista, instalador predial, industrial de CLP, entre outros.
Área de informática – cursos avançados e básicos de informática, autoCAD, entre outros.