Cerca de mil pessoas visitam o Centro de Educação Profissional Napoleão Barbosa a cada dia do projeto Senai Casa Aberta, que teve início na quinta-feira (13) e será encerrado hoje (15). O público que circula pela unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante (Tabuleiro do Martins) é formado por estudantes e pessoas da comunidade interessadas em conhecer oportunidades de formação ou requalificação profissional.
A estudante do 1° ano do Ensino Médio Clarissa Oliveira se identificou com a área de Webdesign. “Para mim, foi importante ter uma chance de conhecer diferentes profissões”, afirmou a jovem. Além de fornecer informações sobre várias áreas de ocupação, os estandes montados no centro de formação profissional estão sendo utilizados para o treinamento dos alunos que se preparam para a Olimpíada do Conhecimento – a ser disputada em São Paulo, em novembro de 2012.
“É uma ideia muito oportuna acoplar a Olimpíada do Conhecimento ao Casa Aberta, pois os nossos competidores terão uma vivência do ambiente que vão encontrar numa competição real”, afirmou Marben Loureiro, diretor regional do Senai. Ele disse, ainda, que o projeto Casa Aberta tem entre os principais objetivos popularizar as ações da instituição junto à comunidade.
No evento Casa Aberta, 31 alunos estão sendo preparados em 19 ramos de ocupação da Olimpíada do Conhecimento. O diretor de Unidades Operacionais do Senai/AL, Marcelo Carvalho, afirmou que o torneio proporciona a competitividade que a indústria necessita para crescer. Carvalho destacou, também, a contribuição da instituição para o desenvolvimento pleno e responsável do país. “O Senai ajuda a sociedade brasileira a se desenvolver”, disse.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, participou da visita. Ele acabou de chegar de Londres, na Inglaterra, onde chefiou a delegação brasileira no Worldskills 2011. Lyra ressaltou o segundo lugar do Brasil no maior torneio de educação profissional do mundo e o desempenho de Alagoas nas competições nacionais. “Para um Estado pequeno e pouco industrializado, se manter entre os seis melhores é uma conquista”, disse.
Inova Senai -Quem for à unidade do Tabuleiro, vai poder conhecer, ainda, os projetos selecionados na etapa alagoana do Inova Senai, uma iniciativa que tem o objetivo de incentivar e premiar alunos e docentes da instituição que desenvolvem projetos e processos inovadores. O vencedor será conhecido neste sábado.