Ter uma profissão e poder contribuir com a sua força de trabalho para o crescimento econômico de Alagoas começa a se tornar, a partir de hoje, uma realidade para moradores do município de Marechal Deodoro. A aula inaugural do projeto Acreditar, que vai formar mão-de-obra para a construção civil da duplicação da planta de PVC da Braskem, reuniu, no Centro de Formação Santa Rosa de Lima, representantes da empresa, da Odebrecht, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e alunos.
“O investimento de R$ 1 bilhão da Braskem vai fortalecer a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico em Alagoas, uma prova de que o Estado está crescendo economicamente. Aqui, vocês serão preparados não apenas para o mercado de trabalho, mas para a vida, e poderão, futuramente, ser absorvidos por outros grandes empreendimentos como o estaleiro Eisa Alagoas”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade.
“O projeto Acreditar já tem história no grupo Odebrecht e em Alagoas assume uma importância maior, pois existe carência de mão-de-obra especializada. A chancela do Senai é um indicador da qualidade dos alunos que serão formados neste centro porque, além do conhecimento técnico, eles terão aulas sobre saúde, segurança e meio ambiente. Daqui, sairão profissionais com capacidade para trabalhar em qualquer obra do Brasil”, comemora Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem.
Segundo Sérgio Gomes, gerente administrativo-financeiro da Odebrecht, a inauguração do Centro de Formação Santa Rosa de Lima é uma grande oportunidade para os futuros trabalhadores que devem transformá-la em um “momento único”. O prefeito de Marechal Deodoro, Christiano Matheus, elogiou a parceria, ao destacar que a iniciativa contribui para garantir empregos à população do município.
Neste primeiro momento estão sendo capacitados 640 alunos, matriculados nos onze cursos oferecidos: armador de ferragens, carpinteiro, caldeireiro, eletricista força e controle, eletricista montador, encanador industrial, mecânico ajustador, mecânico montador, soldador ER, soldador TIG e Soldador MIG/MAG.
Entre os futuros profissionais, o estudante Otávio Valério, 21, era um dos mais empolgados. Ele escolheu o curso de armador de ferragens e acredita que a seleção para a qualificação é o primeiro passo para uma vida melhor. “Eu sempre tive boas perspectivas na vida, o que faltava era uma oportunidade. Vou agarrar esta chance com as duas mãos”, disse.
Também participaram da solenidade o diretor regional do Senai, Marben Loureiro, o diretor das unidades operacionais da instituição, Marcelo de Souza Carvalho, e o responsável pelo setor de Pessoas e Organização da Odebrecht, Danilo Costa Morais, entre outras autoridades.