Empresários e técnicos ligados ao setor químico e plástico do Estado estão conhecendo as novidades relacionadas às embalagens plásticas no Brasil e no mundo. Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) – entidade que integra a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) – estão participando do curso promovido pelo sindicato do setor (Sinplast), Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Sebrae.
O presidente do Sinplast, Wander Lobo, disse que o curso tem como objetivo fortalecer o setor químico e plástico alagoano por meio da formação de multiplicadores em novas práticas e nas inovações do mercado. “A gente está envolvendo não somente os empresários, mas também os colaboradores e técnicos das entidades que compõem a cadeia produtiva”, conta.
Segundo ele, este é o primeiro treinamento do gênero realizado no Nordeste. Wander Lobo ressaltou, ainda, outras ações que fortalecem o setor que está em pleno crescimento. Entre elas, o Núcleo de Tecnologia do Plástico (NTPlás) que o Senai inaugurou no Polo Multissetorial Governador Luiz Cavalcante (Tabuleiro) e que vai atender à demanda tanto das empresas já instaladas no Estado quanto das que ainda estão em fase de implantação.
O Curso de Embalagens foi iniciado na última terça-feira (15) e prossegue até esta sexta (18), no auditório do Sebrae. Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens, explica que, além das inovações, a equipe de instrutores vai abordar conteúdos relacionados à questão da sustentabilidade.
Os integrantes da Cadeia da Química e do Plástico estão aprendendo o que há de mais moderno em relação a design de embalagens, tendências e inovações, materiais e processos e impressão, entre outros temas. A grade do treinamento inclui, ainda, o meio ambiente, com abordagens sobre reciclagem e rotulagem ambiental.
A diretora conta que uma das tendências a serem apresentadas no evento é a embalagem flexível. Assunta Napolitano destaca que este tipo de embalagem é mais amigo do meio ambiente, tem o melhor peso de material por produto embalado, agrega valor à marca das empresas que a utilizam, entre outras vantagens.