
O senador durante convenção do PTB, em junho
O escritório político de Romeu Tuma (PTB-SP) em São Paulo informou, há pouco, que o senador faleceu no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O corpo será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo. AInformou também que a morte ocorreu por volta das 13 horas desta terça-feira, 26, por falência múltipla dos órgãos.
Romeu Tuma, de 79 anos, estava internado desde o início de setembro, após uma bateria de exames detectar problemas cardiovasculares no senador. Mesmo debilitado, ele concorreu à reeleição no último dia 31, quando obteve 3,97 milhões de votos. Mas não foi autorizado por seus médicos a votar.
No último dia 2, Tuma foi submetido a uma cirurgia para a colocação de um “Berlin Heart” – dispositivo de assistência circulatória utilizado em casos de insuficiência cardíaca. A decisão para o implante ocorreu por conta do “quadro irreversível” em que Tuma se encontrava. A junta médica que cuidava do senador concluiu pela necessidade da operação como uma chance derradeira para sua sobrevivência. Antes da cirurgia, Tuma já havia sido submetido a quatro pontes de safena.