Senadores José Sarney e Renan Calheiros, com o vice-presidente Michel Temer
Em clima de festa, peemedebistas de todo o país participaram do Fórum Nacional – O PMDB e os Municípios, que reúne na capital federal lideranças políticas nacionais e estaduais. O ator e integrante do Núcleo Afro do partido, Milton Gonçalves, abriu o evento com um pronunciamento que relembrou a história da legenda. “Somente um partido extremamente grandioso poderia sobreviver diante de tantas oscilações no cenário político brasileiro. A história do nosso partido confunde-se com a história do nosso país, que resistiu mesmo sofrendo com forças alheias aos ideais democráticos que dominaram nossa política na época da ditadura”, afirmou Gonçalves.
O líder do PMDB no Senado, senador Renan Calheiros (AL), destacou a importância do Fórum Nacional, “esse evento que o PMDB faz para discutir os rumos do partido no país”.
Lembrou a história do partido, que completou 45 anos, desde a fundação do MDB, “anos de vitórias e de conquistas, porque o PMDB se mistura e se confunde com a sociedade brasileira. Nos momentos mais sombrios do país, o PMDB construiu nas ruas, com o povo, a democracia brasileira e fez as maiores transformações do país, muitas delas silenciosas. A maior delas, sem dúvida foi a Assembleia Nacional Constituinte, além de restaurar as eleições diretas e avançar no sentido de construir esse Brasil no sentido que todos nós nos orgulhamos hoje”. Para Renan, “o PMDB conseguiu para o povo brasileiro os direitos fundamentais, pois não basta só o direito de ir e vir, é muito importante que nós caminhemos para o desenvolvimento social”.
Ao saudar a realização do Fórum Nacional, Renan afirmou que o evento é “a tradução desta competente executiva do Partido, que teve seu início com Michel Temer à frente e hoje a atuação do senador Valdir Raupp, que tem trabalhado para manter esse clima de união de todos os militantes. Talvez esse seja o mais extraordinário momento de unidade interna que nós experimentamos neste partido”.
