×

Alagoas

Senador disse que não disputará cargo nas próximas eleições

O Seminário Nordeste Sobre o Pré-sal – “Os Reflexos da descoberta do Pré-sal no desenvolvimento do Nordeste”, terminou na noite desta quarta-feira, 14 de março, com o pronunciamento do senador pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB e Ex-Presidente da República, Fernando Afonso Collor de Mello, idealizador do evento que foi realizado na capital alagoana pelo Instituto Arnon de Mello.

O evento reuniu as maiores autoridades petrolíferas do país, que desde o período da manhã debateram através de painéis temáticos os avanços e descobertas que tornaram o Brasil auto-suficiente na produção de petróleo. A abertura do Seminário contou com a presença de diversas autoridades da área, além do Ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, do Governador Teotônio Vilela Filho, da reitora da Universidade Federal de Alagoas e do Idealizador do evento, o Senador Fernando Collor.

Collor destacou a chegada do Estaleiro Eisa no município de Coruripe, ressaltando o empenho do jovem prefeito Marx Beltrão (PMDB), que de acordo com o ex-presidente convenceu a Petrobras a instalar em seu município que atualmente dispõe de um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano – IDH de Alagoas, tamanho investimento que diretamente irá gerar cerca de 4 mil empregos.

“A oferta da mão de obra necessária para o funcionamento do Estaleiro Eisa, entrará pelos caminhos do nosso estado, sendo visível que a demanda local não atenda a produção e com certeza, é um investimento que mesmo sendo executado no município do litoral sul, atingirá e beneficiará também as cidades localizadas no agreste alagoano”, disse o senador.

O ex-presidente Collor também comentou a sua indicação em algumas comissões parlamentares e informou durante seu pronunciamento no final do encontro que não disputará nenhum cargo político neste pleito eleitoral de 2010. “Fui eleito para um mandato de oito anos como senador e com certeza honrarei o mandato que me foi confiado pelo povo alagoano”, declarou.

Durante o período vespertino um dos painéis que mais chamou a atenção foi o que contou com o debate promovido pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico de Alagoas, Luiz Otávio, que na oportunidade declarou que com a instalação do Estaleiro EISA, em Coruripe, a Petrobras também investirá na instalação de quatro bases de plataformas de petróleo, sendo investidos na ocasião cerca de US$ 700 milhões de dólares por base.

No encerramento do Seminário, o Presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli de Azevedo, falou sobre a importância de todos os presentes se tornarem um agente multiplicador para o saneamento de dúvidas em relação ao Pré-sal, que muitas vezes é interpretado e entendido por uma série de mitos e explicados através de algumas inverdades. Devido ao horário do Seminário ter se estendido além do previsto, a entrevista coletiva que estava marcada com o presidente do órgão estatal foi suspensa.

O senador Fernando Collor agradeceu a todos os presentes e lembrou a grande importância de ter acontecido um evento de tamanha grandeza no estado de Alagoas. “Temos no nordeste, estados importantes como Bahia, Ceará e Pernambuco, mas, foi na nossa pequena alagoas, neste pequeno pedaço de chão que as maiores autoridades petrolíferas do país, resolveram dar o seu recado sobre assunto de tamanha importância para a população brasileira, concluiu Collor.