“Elas chegaram aqui sem conhecimento sobre o manuseio das máquinas, a passagem de linhas e a confecção das peças. Hoje é possível ver e vestir todas essas peças produzidas por elas. A satisfação é enorme”, disse a consultora de Moda Deise Cirino, 29, instrutora da área de Moda do Senac Alagoas. Ela foi a responsável pela formação de 11 novas costureiras que prometem surpreender o mercado alagoano.
No período de 9 de maio a 15 de julho deste ano, as alunas do curso de Costureiro pelo Programa Senac de Gratuidade aprenderam a confeccionar peças básicas do vestuário – como saias, vestidos, blusas e calças – por meio de técnicas específicas e equipamentos adequados. “E elas foram além. Divididas em grupos, elas desenvolveram três outras peças: uma blusa com adaptação de modelo, uma calça social e um vestido. O resultado foi excelente”, diz a instrutora, sem esconder a satisfação. “A indústria de confecção, em especial, as de pequeno e médio porte, está em plena expansão. Um mercado pronto para absorver os profissionais capacitados”, destaca Deise.
Para Poliana Nunes, 28, que trabalhou durante dois anos numa fábrica de costura, “o curso do Senac foi uma grande oportunidade. Pretendo seguir carreira e abrir meu próprio negócio. Por isso, já vou me organizar para fazer o curso de Modelista aqui no Senac”, disse a aluna. Já a dona de casa Elcia Carnaúba, 35, diz que fazer o curso de Costureiro no Senac foi a realização de um sonho. “Sempre tive interesse na área, mas nunca tinha tido a oportunidade de me aprimorar. O PSG foi um divisor de águas na minha vida. Hoje me sinto preparada e segura para enfrentar o mercado de trabalho”, destacou Elcia.
Durante a aula de encerramento, realizada na última sexta-feira (15.07), o responsável técnico pela área de Moda do Senac Alagoas, Antônio Neres, parabenizou as alunas pelo excelente trabalho desenvolvido e aproveitou a oportunidade para alertá-las sobre o concorrido mercado: “Além de aprender a cortar e costurar, é preciso aprimorar a criatividade e a percepção. Dessa forma, a costureira conquista os clientes e, tão logo, abre o próprio negócio. Nós, do Senac, estamos prontos para ajudá-las a concretizar seus sonhos profissionais. Contem conosco!”, finalizou.