Eles podem atuar com meios de hospedagem, alimentos e bebidas (gastronomia), transportes, eventos e em agências. Para o exercício da atividade de guia de turismo, não há um perfil exato. Contudo, ter hábitos saudáveis torna-se fundamental, já que em algumas atividades o guia pode acompanhar um grupo por dias, como um final de semana ou feriado. Pique seria fundamental, acrescido de bom estado de espírito e bom humor.
Boa parte daqueles que procuram o curso Técnico em Guia de Turismo são pessoas que buscam um trabalho antes da formação superior. Há também os Turismólogos, Geógrafos ou Biólogos que, mesmo com a graduação, buscam no curso uma forma de se especializar na área. Entre as inúmeras vantagens de atuar na área está a possibilidade de fazer o próprio horário. Vale lembrar que nesta profissão, ganha mais quem domina mais de uma língua, por exemplo.
Por ser um Estado com vocação natural para o turismo, Alagoas vem apresentando, nos últimos dois anos, resultados expressivos, tanto de entrada de turistas, quanto em investimentos. O bom momento aquece também a ocupação hoteleira, que tem mantido índices com média de 75% e picos que variam de 80% a 100% em feriados e finais de semana. Números que contribuem para a construção de novos empreendimentos.
Até o final de 2010, novos meios de hospedagem serão inaugurados, o que totaliza seis mil empregos diretos e indiretos, além da oferta de 1500 unidades habitacionais (apartamentos em hotéis). A previsão até 2011 é que mais de 30 hotéis sejam inaugurados, com geração de aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos.
A fim de capacitar mão-de-obra para atuar na área e suprir a carência de profissionais qualificados, o Senac Alagoas abre inscrições para o curso Técnico em Guia de Turismo. As aulas da próxima turma têm início previsto para 5 de abril, sempre de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, no Senac Poço, e estendem-se até o dia 30 de março. Mais informações: (82) 2122.7801, 0800 082 2005 e www.al.senac.br.
