×

Alagoas

Semu e TRT/AL firmam parceria para empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade

Acordo visa capacitar e inserir mulheres vítimas de violência, em situação de rua, trans, quilombolas e indígenas no mercado de trabalho - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado da Mulher e o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região firmaram uma parceria para promover a empregabilidade de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação foi consolidada com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica, realizada nesta terça (2), na sede do TRT, em Maceió.

A cooperação visa capacitar e reinserir no mercado de trabalho mulheres vítimas de violência, em situação de rua, trans e travestis, egressas do sistema prisional, indígenas, quilombolas e do campo. A medida é realizada em cumprimento da Resolução nº 497/2023 do Conselho Nacional de Justiça, que reserva, no mínimo, 5% das vagas de contratos de prestação de serviços de tribunais e conselhos para a empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade.

No caso específico do TRT de Alagoas, com a parceria, são destinadas 8% das vagas para esses recortes da população feminina. Para a secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, ações como esta são formas de promover a reparação de desigualdades e violências históricas.

“Visamos sempre desenvolver ações que promovam a equidade de gênero e a autonomia financeira, que são formas de empoderar nossas mulheres. Com isso, possibilitamos que cada vez mais nossas mulheres tenham condições iguais e possam construir os seus caminhos”, explicou.

Já o presidente do TRT/AL, desembargador Jasiel Ivo, destacou a grande representatividade feminina nos cargos de liderança na administração do órgão e ressaltou que o acordo reforça o compromisso com a promoção da equidade.

“Esse momento de hoje marca nosso compromisso em dar espaço e propiciar condições que possibilitem às mulheres em situação de vulnerabilidade alcançar a autonomia financeira”.

Também participaram do momento a superintendente de Políticas para a Mulher da Semu, Izabelly Keline; o chefe de gabinete da Semu, Miguel Oliveira; a diretora-geral Admnistrativo-Financeira do TRT/AL, Mary Lidian Ferraz; e a diretora da Divisão de Governança das Contratações do TRT/AL, Leila Baracuihy.

Agência Alagoas