×

Maceió

Semtabes implanta Sistema Nacional de Emprego em Maceió

A solenidade de inauguração do Sistema Nacional de Emprego (Sine/Maceió) e da nova sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária de Maceió(Semtabes) aconteceu nesta sexta-feira (19) com as presenças de diversas autoridades.

Durante a inauguração, o secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Arnóbio Cavalcante, revelou que 60% dos empregos formais de Alagoas são gerados em Maceió, nas áreas de comércio, serviços e turismo, e esse fato, por si, já justifica a implantação do sistema municipal.

“Hoje poderia ser 1º de maio, quando se comemora o Dia do Trabalhador, diante da importância da data. Pesquisa recente realizada em Alagoas comprovou que as três maiores prioridades do Estado são com Segurança, Saúde e Trabalho e Renda. Portanto, a municipalização do Sine significa que trazemos um braço para a importância da realização de políticas públicas”, disse Arnóbio.

O prefeito de Maceió Cícero Almeida afirmou esperar que os jovens, que saem da universidade ávidos para ingressar no mercado de trabalho, sejam os principais beneficiados. “Esperamos que esta obra seja o caminho aberto para a juventude conseguir seu primeiro emprego”, afirmou o prefeito.

Já o assessor especial do Ministério do Trabalho e Emprego, Manoel Eugênio Guimarães ressaltou que o projeto pioneiro em Alagoas trará vários benefícios à população maceioense. “Queremos fortalecer o Sistema Nacional de Emprego, que já está operando a todo vapor no País. Para sua implantação, aqui em Maceió, foi fundamental o apoio que o governo federal recebeu da Prefeitura. Agora, a obra está à disposição dos cidadãos”, declarou Manoel Eugênio

A sede do Sine Maceió fica localizada na Rua Barão de Anadia, ao lado da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no Centro. O local possui oito atendentes, mas o trabalhador também vai poder fazer um cadastro prévio, antes de se dirigir à central, por meio do portal Mais Emprego, no site do MTE. O portal oferece opções tanto para o trabalhador como para o empregador.

Nele, o trabalhador pode acessar informações do benefício Seguro-Desemprego, consultar vagas disponíveis e fazer o pré-cadastro no Sistema Nacional de Emprego, além de sinalizar o interesse em cursos de qualificação profissional – que serão oferecidos pela Central de Empregos.

Dede 20 de julho, o Sine Maceió vem funcionando de forma experimental. A média de atendimentos chega a 50 por dia. Agora, a expectativa é que essa quantidade dobre.