×

Maceió

Semtabes cria Observatório do Mercado de Trabalho de Maceió

A Secretaria Municipal de Trabalho Abastecimento e Economia Solidária de Maceió (Semtabes), por meio do Sistema Nacional de Emprego – Sine Maceió, criou o Observatório do Mercado de Trabalho do município, que tem por objetivo estruturar e documentar, dentro da economia maceioense, informações que reflitam de forma atualizada e contextualizada as várias dimensões do mercado de trabalho.

Com iniciativa do secretário Arnóbio Cavalcanti, o estudo visa oferecer à comunidade interessada um conjunto de informações de análise do mercado de trabalho local, beneficiado com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os dados são disponibilizados no portal eletrônico da Semtabes (www.semtabes.maceio.al.gov.br).

O estudo vem sendo feito desde dezembro de 2010 e tem divulgado informações sobre o saldo positivo e negativo do mercado de trabalho, indicando a criação de novos postos e a extinção de outros. Só em setembro, o setor de indústria de informações absorveu 2.449 empregos no subsetor de trabalhadores da cultura da cana-de-açúcar, com colheitadeiras e supervisores.

“É importante apenas para a sociedade, mas também para a construção de políticas públicas de emprego nos diversos setores da economia”, ressaltou José Claudemir, responsável pelo Observatório junto à diretoria de Trabalho e Emprego da Semtabes. “Isso beneficia a sociedade com alternativas que possam investir na qualificação”, concluiu.