×

Maceió

Semsc faz avaliação positiva das ações no ano de 2014

O ano de 2014 foi de muito trabalho para a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc). Equipes dos setores administrativo e operacional desenvolveram diversas ações marcadas por medidas moralizadoras e reconstrutivas, muitas delas, foram implementadas em 2013 com continuidade neste ano.

Para o gestor da Semsc, Edmilson Cavalcante, mesmo com a crise econômica que continua afetando os municípios brasileiros em 2014, notadamente as capitais, pode-se afirmar que o diferencial foi ter gerido uma secretaria melhor equacionada. “Foi um período positivo. Reconhecemos que muito precisa ser feito e ainda iremos avançar muito mais”, declarou o secretário.

Ações

Entre as principais ações desenvolvidas pela equipe de Segurança Comunitária e Cidadania está a renovação do trabalho administrativo. A implantação do controle de frequência de servidores, através do ponto eletrônico e controle das férias dos servidores em consonância com as escalas de serviço. Medidas de economia como implantação de chip eletrônico na frota de veículos para controle efetivo do uso de veículos e do consumo de combustível.

Outra ação de destaque foi a entrega de novos uniformes para todos os componentes da Guarda Municipal de Maceió, necessidade antiga das equipes da Guarda. Cada conjunto de fardamento continha camisas, calças, coturnos, cintos e bonés, no total de 9.262 peças.R$ 900 mil em recursos federais foram investidos, a verba foi conquistada por meio de projetos apresentados pelo município.

Na área operacional destaca-se a inclusão da Guarda Municipal de Maceió na Rede Nacional de Integração de Informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização (Infoseg), visando contribuir com a segurança pública por meio da condução de pessoas com prisão decretada pela justiça e apreensão de veículos com registro de roubo ou furto; realinhamento das ações dos Guardas Municipais do Grupo de Atenção à População de Rua com o objetivo contribuir com a proteção aos moradores de rua, através de consistente parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social (Semas).

Guarda Faz Escola

Além de ter as atividades retomadas, o projeto Guarda Faz Escola ganhou a parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e participação integrada de professores, alunos, Guarda Municipal e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O projeto visa o desenvolvimento de uma consciência cidadã e uma cultura de Paz nas escolas da rede pública municipal com recursos do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) e de um convênio firmado entre o município e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Destaques

Outras ações de destaque foram: o replanejamento operacional da Guarda Municipal visando dar maior alcance às ações de proteção aos bens e serviços do Município de Maceió; apoio à Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) nas atividades de controle urbano, com destaque para o Centro de Maceió (Calçadão do Comércio e ruas adjacentes); parceria com a Polícia Militar do Estado de Alagoas na preparação de componentes da Guarda Municipal para atuar na solução de conflitos relacionados a som alto.

Destacam-se também o apoio à Polícia Militar de Alagoas, na capital alagoana, durante as eleições 2014 (1º e 2º turnos) atuando na guarda das urnas; e a atuação ostensiva da Guarda Municipal nos eventos públicos promovidos pelo Município de Maceió, com ênfase para o Carnaval, São João, Copa do Mundo e Maceió Verão.

A Semsc também atuou no programa “Crack, é possível vencer”, promovendo uma oficina com os representantes dos órgãos municipais que integram o Comitê Local de Enfrentamento do Crack e outras Drogas. O objetivo do programa é prevenir o uso do crack, além de incentivar o tratamento e a reinserção social dos usuários.

A Semsc também deu prosseguimento ao trabalho do grupamento de Bike Patrulha, que realiza patrulhamento preventivo na extensão da orla marítima de Maceió. Já o Grupamento de Apoio e Ação Operacional (GAAO) atuou intensamente, e a novidade em 2014 foi a implantação da base avançada de atividades da Guarda Municipal de Maceió, no Benedito Bentes, em julho. O projeto Judô na Guarda levou o esporte como inclusão social às crianças e adolescentes que vivem nas imediações da sede da secretaria.

Em 2015

Para 2015, segundo Edmilson Cavalcante, as projeções são positivas também. Entre elas está a implantação de uma Central de Videomonitoramento e de uma comunicação digital. Outro projeto que deve ser colocado em prática são os quadrantes comunitários: uma atividade ostensiva da Guarda Municipal em áreas delimitadas tendo como ponto principal o entorno de uma ou mais escolas existentes no perímetro desses quadrantes, com o emprego da metodologia do policiamento de proximidade (polícia comunitária).

Pretende-se também, efetivar a ativação do Grupo de Gestão Integrada (GGIM) voltado para as questões de segurança do Município de Maceió. Outra meta é construir o Plano Municipal de Segurança Cidadã para Maceió. Com isso, haverá uma aproximação da comunidade na discussão dos assuntos relacionados à sua segurança.