×

Maceió

Semptur e Sebrae capacitam prestadores de serviço da orla

O 3º Seminário de Sensibilização Turística, voltado para os prestadores de serviço da orla marítima de Maceió, foi encerrado nesta sexta-feira (7) com participação da Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) – todas de Maceió. Cada órgão trabalhou a importância do respeito ao meio ambiente, limpeza das praias e manipulação dos alimentos.

Segundo a secretária da Semptur, Claudia Pessôa, este ano a terceira edição do seminário contou com a parceria importante do Sebrae. Todo ano a Semptur promove seminário para os trabalhadores da cadeia de turismo para mostrar as ações da prefeitura no setor e também ampliar os conhecimentos.

“No ano passado Maceió era o terceiro destino mais vendido no Rio Grande do Sul, e nossa meta agora é avançar para o segundo lugar. O sucesso da atividade turística não depende apenas dos investimentos da prefeitura na melhoria da cidade e da promoção do destino, mas do compromisso do prestador da orla em, cada vez mais, aprimorar os serviços, ser gentil, manter o lugar sempre limpo, preservar o meio ambiente”, disse Cláudia, acrescentando que atender bem e oferecer serviços de qualidade é prioritário para fortalecer o turismo.

Segundo Vanessa Rocha, gerente da Carteira de Turismo e Artesanato do Sebrae/AL, durante o seminário os participantes receberam cartilha com informações sobre o Empreendedor Individual. “Também tivemos oportunidade de esclarecer as vantagens que os prestadores têm ao aderir à formalização”, contou Vanessa.

O empreendedor José Roberto de Oliveira, integrante da Associação de Prestadores de Serviço da Orla Marítima, destacou que é importante incentivar aos trabalhadores que ainda não conhecem as vantagens do empreendedor individual. “Nós estamos sempre aprendendo e isso ajuda no desenvolvimento do nosso trabalho”, explicou ele.

Para o empreendedor Eresvaldo Nascimento, que aluga cadeiras e vende bebidas na orla de Maceió, o seminário é uma grande oportunidade de crescimento. “É um incentivo e uma aprendizagem para nós. O que aprendemos aqui, levamos para a prática no dia a dia, melhoramos os nossos serviços e assim conseguimos mais lucros e credibilidade”, ressaltou.

Segundo Vanessa, com a formalização, esses empreendedores contarão com cobertura previdenciária para eles e para sua família, aposentadoria por idade, auxílio-doença, acesso aos serviços diferenciados de créditos bancários, além da possibilidade de vender ou prestar serviços ao governo municipal, estadual e federal.