×

Maceió

Semptur apresenta projeto da Jangada Acessível em Paraty

A Secretaria municipal de Promoção de Turismo está participando do seminário de Multiplicação de Boas Práticas do projeto Destinos Referência em Segmentos, na cidade de Paraty (RJ). O evento é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC) e execução da Associação Casa Azul, e visa concretizar ações e propor mudanças na atividade turística do segmento.

Durante o evento, a assessora de Projeto Especiais da Semptur, Claudia Paiva, expôs o Projeto de Jangada Acessível, desenvolvido pelo desenvolvido pelo o arquiteto Jorge Luiz. Desde o dia 9 de fevereiro deste ano a primeira jangada acessível do Brasil está em plena atividade levando os turistas e os alagoanos portadores de necessidades especiais até o passeio das piscinas naturais da Pajuçara, o mais antigo cartão postal de Maceió.

“O sucesso na mídia foi tão positivo, pois a informação foi publicada em site nos Estados Unidos, e duas empresas alagoanas mostraram interesse em construir mais duas jangadas para promover o acesso ao lazer para todos”, disse Cláudia. “O seminário tem o objetivo de promover a troca de experiência e conhecimentos entre as secretarias, e Maceió tem contribuições de boas práticas no turismo, a exemplo da Jangada Acessível”.

O seminário é uma das ações do projeto, que resultou no arranjo institucional para a gestão do destino turístico e no Plano Mar de Cultura para o Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty. O Plano Mar de Cultura pretende fortalecer o desenvolvimento e a atratividade do patrimônio cultural da cidade, qualificando os produtos turísticos e viabilizando o desenvolvimento sustentável do destino.