×

Maceió

Sempma vai apurar causas de deslizamento de encosta

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) deve convidar, na próxima semana, os responsáveis técnicos pela execução da obra de contenção de encosta que desmoronou na última quinta-feira (07). De acordo com o órgão municipal, a Licença Ambiental Prévia autorizada pela pasta está vigente e a construtora responsável pela execução dos serviços contempla uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

Localizada no bairro de Cruz das Almas , próximo à Avenida Josepha De Mello, os serviços de contenção foram autorizados pela Sempma para futuras instalações imobiliárias. Todo o levantamento técnico foi oferecido para avaliação dos profissionais do órgão fiscalizador, que deverá abrir sindicância.

Engenheiros do setor de licenciamento e agentes fiscalizadores da Sempma estiveram no local do acidente, registraram imagens e colheram informações sobre que teria provocado o acidente no local. A Defesa Civil de Maceió também esteve presente avaliando possíveis deslizamentos de terra. A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) também enviou técnicos ao local devido à área ser muito próxima ao antigo lixão da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, David Maia, a princípio, deve ser analisado se houve negligência dos fatores de risco, ou se supostamente algum fator climático contribuiu para tal acontecimento. “É muito cedo para apontar as causas do acidente. Sabemos que o local tem uma proximidade com o lixão desativado há alguns anos, mas o projeto que foi licenciado estava bem embasado, precisamos saber como ocorreu a execução”, disse.

A partir de agora, ainda segundo Maia, como não houve fatores de risco à população, um novo estudo sobre a contenção deverá ser feito pela construtora e deverá ser apresentado à Sempma, evitando que novos deslizamentos de terra possam acontecer na região.