A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) vem atuando na prevenção da poluição sonora nas campanhas eleitorais. Para isso, os veículos que prestam esse tipo de serviço, os chamados carros de som, devem se regularizar na Sempma. Duas semanas após iniciar os trabalhos de autorizações, o órgão aferiu mais de 80 veículos prestadores de serviço.
Este número está acima do esperado. “Desde que divulgamos a necessidade da permissão de uso dos automotores com som, o número de veículos aqui na sede da secretaria só vem aumentando”, comentou José Soares coordenador de Fiscalização da Sempma.
Fiscais realizam a aferição do volume de carros de som. Foto: Ascom Sempma
Fiscais realizam a aferição do volume de carros de som. Foto: Ascom Sempma
Equipes de fiscalização da Sempma vêm monitorando as ruas da cidade desde o dia 12 de junho. Até o momento, nenhum carro abordado foi notificado por falta da documentação expedida pela Sempma, ou por desrespeitar as normas estabelecidas.
Para isso, a Sempma estipulou um volume máximo do som em veiculação: que é de 70 decibéis para veículos em movimento e de 55 decibéis, em repouso. As determinações atendem à regulamentação baseada na Lei Municipal nº 4.548 de 21 de novembro de 1996. Com base nela, quem for flagrado infringindo as normas poderá ser multado e ainda ter o equipamento apreendido. A fiscalização vai se estender até o dia do pleito eleitoral.
