O Projeto Café no Parque voltou ser realizado com força total na manhã desta quinta-feira (11). Criado pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), o projeto tem o objetivo de mostrar as potencialidades do Parque Municipal de Maceió e estreitar parcerias com empresas públicas e privadas, visando à promoção de ações de preservação ambiental, melhorias no próprio parque.
A primeira edição de 2010 recebeu os membros do Batalhão Ambiental da Polícia Militar. Além de participarem de um café da manhã repleto de produtos naturais, os convidados conheceram as principais áreas do local, como a Trilha Pau-Brasil, que tem como principal atração espécies daquela que foi a primeira árvore brasileira a ser explorada comercialmente.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Ramalho, a vindo do Batalhão Ambiental na primeira edição deste ano reforça ainda mais parcerias importantes concretizadas com a Polícia Militar. “Ao lado do Batalhão Ambiental realizamos trabalhos de fiscalizações conjuntas e que visam, exclusivamente, a preservação do meio ambiente”, disse ele.
Parque Municipal – O Parque Municipal de Maceió possui 12 hectares de Mata Atlântica, onde há, dentre outras coisas, trilhas ecológicas (Pau Brasil, Cidadã, entre outros), viveiros, fontes e cabanas para o lazer.
Outra grande atração do parque é o Lago dos Jacarés, onde vivem, hoje, aproximadamente 250 animais, e um observatório para o público conhecer de perto o local. Além disso, os convidados conhecem o viveiro de mudas Canastrium Alagoanum – com árvores frutíferas e espécies pertencentes à Mata Atlântica – e a Trilha Cidadã, que está sendo feita totalmente adaptada para os portadores de deficiência.
